Governo publica edital para construção de áreas de escape na Serra Dona Francisca

Acidente com caminhão carregado de ácido sulfônico motivou edital

Governo publica edital para construção de áreas de escape na Serra Dona Francisca

Acidente com caminhão carregado de ácido sulfônico motivou edital

Isabel Lima

Nesta terça-feira, 25, o Governo de Santa Catarina publicou o edital de licitação para a construção das áreas de escape na Serra Dona Francisca (SC-418). Estão previstas quatro áreas de escape, mas a primeira licitação será para duas.


O edital busca contratar uma empresa de engenharia especializada na execução desse tipo de obra, que será realizada numa extensão de 2,025 km, do segmento km 15,375 a km 17,400.

O critério para determinar o vencedor será o menor preço. As propostas poderão ser enviadas até 31 de julho, às 14h15. Para acessar o edital, basta entrar no site https://www.portaldecompras.sc.gov.br/ e digitar CE 0105/2024.

Acidente na Serra Dona Francisca

Em fevereiro deste ano, o Secretário de Estado de Infraestrutura, Jerry Comper, junto com a equipe técnica, divulgou os projetos de duas áreas de escape na Serra Dona Francisca (SC-418). Uma delas será construída no quilômetro 15,7, local onde um caminhão com carga de ácido sulfônico sofreu um acidente na segunda-feira, 29 de janeiro.

O projeto, elaborado de forma emergencial, prevê quatro áreas de escape, mas apenas duas serão priorizadas. Na época, Jerry argumentou que essa medida deixa o processo licitatório mais rápido.

A primeira área de escape deve ser construída no quilômetro 15,7 da Serra Dona Francisca, próximo ao Mirante. Foi neste local que o caminhão, carregado de ácido sulfônico, sofreu um acidente e gerou uma crise em Joinville. A prefeitura chegou a decretar emergência, e a Estação de Tratamento de Água do Cubatão paralisou a captação.

A segunda área de escape deve ser construída no quilômetro 17. Conforme o engenheiro responsável pelo projeto, as áreas de escape da Serra Dona Francisca terão elevação, para funcionarem como rampas de contenção.

O material utilizado na área será seixo, similar às pedras de rio, conforme divulgado na época. A primeira área, perto do mirante, deve ter 120 metros e a outra 140 metros.

Leia também:
1. Festival de Dança de Joinville tem vagas de trabalho abertas para edição de 2024
2. Confira as vagas de emprego em Joinville divulgadas pelo Cepat
3. Vítimas de acidente em Araquari entre moto e caminhão são identificadas
4. Inauguração da Leroy Merlin em Joinville tem data marcada
5. Operação do Gaeco prende advogados por supostos crimes ligados às organizações criminosas em Joinville


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo