Homicídio, roubo e furto: confira os dados criminais de Joinville em 2023
Cidade apresentou queda em ocorrências de roubo e furto
Cidade apresentou queda em ocorrências de roubo e furto
Na tarde desta quinta-feira, 18, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou os dados criminais de Santa Catarina e de Joinville. A Polícia Civil, Militar e Científica, além dos bombeiros militares, apresentaram os dados das corporações.
O evento ocorreu na Associação Empresarial de Joinville (Acij) e teve a presença do secretário da pasta Sargento Lima, os deputados estaduais Fernando Krelling e Maurício Peixer, e os vereadores Cleiton Profeta (PL) e Wiliam Tonezi (Patriota).
O comandante do 5ª Comando Regional da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Marcio Leandro Reisdorfer, trouxe os dados do comando e de Joinville. O delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, também apresentou os trabalhos na cidade.
Conforme o Coronel, Joinville teve a maior operação policial conjunta de Santa Catarina em 2023. Foram 118 policiais penais, civis, científicos e militares atuando no Jardim Paraíso.
Em 2023, 523 pessoas foram presas pela Polícia Civil em Joinville representando um aumento de 84,1% em relação a 2022. Foram 314 cumprimentos de mandados de busca e apreensão, um aumento de 88%. O destaque de 2023 foi a operação “Onda de Choque”, que denunciou 50 pessoas ao Ministério Público de Santa Catarina, prendeu 40 e recuperou 18 veículos. Além da apreensão de armas, munições e jet skis.
Conforme os dados apresentados pelo Coronel Marcio Leandro Reisdorfer, Joinville teve 61 homicídios em 2023. Um a mais que em 2022, que fechou em 60 casos. Já nos dados da SSP, Joinville apresentou um aumento de 7 casos de homicídio, fechando o ano com 58 registros.
Também foram apresentados dados de toda região do 5º CRPM, que contempla as cidades de Joinville, Balneário Barra do Sul, Araquari, Itapoá, São Francisco do Sul e Garuva.
A grande maioria dos indicadores criminais sofreu diminuição no ano de 2023 em Santa Catarina. Os dados em relação ao número de ocorrências foram computados pela gerência de estatística e análise criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) abrangem o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em 2023, houve queda em crimes como latrocínios (-52%), roubos (-14,5%), homicídios (-4,2%), feminicídios (-1,8%), furtos (-2,4%) e lesão corporal seguida de morte (-20%). Em relação ao quadro geral de mortes violentas, em que estão computados homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e confronto policial, a diminuição foi de 1%.
De acordo com a SSP, os roubos e furtos à instituição financeira sofreram queda (-28,9%). Já os roubos e furtos de veículos também tiveram diminuição (-11,5%), assim como os estelionatos (-3,1%). Já os casos de violência doméstica — em que são computados os crimes de ameaça, calúnia, injúria, difamação, estupro, lesão corporal dolosa e vias de fato — tiveram crescimento de 6,8%, assim como as mortes em confronto policial, com aumento de 79,5%.
No comparativo entre 2022 e 2023, Santa Catarina registrou apenas em feminicídio a menos, fechando o ano com 56 casos.
Brincadeiras inusitadas: corrida do barril e cabo de guerra divertem público da Festa Pomerana: