Hospital Infantil de Joinville inicia obras para implementar procedimento de hemodinâmica; entenda o que é
Obras iniciam na próxima segunda-feira
Obras iniciam na próxima segunda-feira
A partir da próxima segunda-feira, 10, será iniciada as obras de implantação do procedimento de hemodinâmica no Hospital Infantil de Joinville. A partir da instalação do serviço, a unidade passa a ser o primeiro hospital SUS de Santa Catarina a realizar procedimentos de cateterismo cardíaco em crianças e adolescentes.
O serviço de hemodinâmica utiliza técnicas para fazer diagnósticos e tratamentos em pacientes com cardiopatias. O projeto tem investimento de R$5.561.861,32, do Governo do Estado, e prevê reforma e adequações do ambiente e instalação de equipamentos de alta complexidade. A previsão de finalização das obras é 10 de agosto.
A Hemodinâmica atenderá pacientes de 0 a 18 anos com atendimentos eletivos com capacidade aproximada de 20 exames por mês. Alguns procedimentos feitos em recém nascidos podem salvar vidas como abertura de valvas aórtica e pulmonar ou abertura de comunicação (Rashkind) em cardiopatias graves.
Com a hemodinâmica, é possível também realizar tratamentos que substituem ou complementam cirurgias cardíacas, como dilatação ou colocação de stents em vasos com obstruções e fechamento de comunicações e canal arterial.
O serviço de eletrofisiologia também utilizará a sala de hemodinâmica, tanto para estudo, onde são mapeadas arritmias, como para tratamento, também chamado de ablação. Para Eliana Costa, cardiologista pediátrica do Hospital Infantil, a Hemodinâmica terá grande impacto no tratamento de pacientes cardiopatas.
“A Hemodinâmica vai salvar muitos recém-nascidos com cardiopatias graves tratados já nos primeiros dias de vida, além de podermos operar mais precocemente as crianças que, muitas vezes, aguardam meses pelo cateterismo, para poderem ser operadas” explica.
O serviço de hemodinâmica ficará localizado no ambulatório do Hospital Infantil em uma área de 210 metros quadrados.
O espaço contará com um angiógrafo, equipamento com fabricação japonesa que permite a obtenção de imagens em alta definição de forma minimamente invasiva, que teve investimento de R$ 3 milhões e já está na unidade para ser instalado.
Leia também:
1. VÍDEO – Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco
2. Feriadão de Páscoa: rodovias na região de Joinville têm restrição de circulação
3. Conheça família de Araquari que mantém pesca artesanal como fonte de renda há 32 anos
4. Confira o que abre e fecha no feriado de Páscoa em Joinville
5. População de Joinville pode participar de audiência sobre Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura