+

Hospital Infantil de Joinville realiza intensivo cirúrgico para crianças com fissura labiopalatina

Os procedimentos beneficiarão 30 crianças

Hospital Infantil de Joinville realiza intensivo cirúrgico para crianças com fissura labiopalatina

Os procedimentos beneficiarão 30 crianças

Redação O Município Joinville

O Hospital Infantil de Joinville, em parceria com a Smile Train, maior organização do mundo dedicada à causa da fissura labiopalatina, e a Prefeitura do município, realizará, nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6, um intensivo de cirurgias para crianças com fissura labiopalatina.

Os procedimentos serão realizados no hospital, das 7h até às 18h e beneficiarão 30 crianças, que continuarão a receber o tratamento no Centrinho Joinville.

De acordo com o Hospital, a fissura é uma condição congênita que resulta na malformação dos lábios e/ou céu da boca (palato), e que sem o tratamento adequado, pode dificultar atividades simples da rotina, como falar, respirar e se alimentar.

“Durante a pandemia da Covid-19, a realização de procedimentos de caráter eletivo (sem urgência) precisou ser suspenso e, até então, sentíamos seus reflexos. É com imensa alegria que podemos voltar com o intensivo cirúrgico para esses pacientes”, explica Ir. Ivete Negreli, diretora geral da unidade.

Causas

A fissura labiopalatina se dá por falhas na fusão dos processos de formação nasal e da maxila durante o período gestacional e pode surgir devido a fatores genéticos ou ambientais.

“Com o tratamento adequado, é possível ter uma vida plena e saudável. Quem tem fissura precisa de um tratamento abrangente, que vai além da cirurgia. É necessário um suporte multidisciplinar que envolve profissionais das áreas de fonoaudiologia, cirurgia plástica, pediatria, psicologia, enfermagem, fisioterapia e odontologia – desde o nascimento, até o início da fase adulta. Essa abordagem é o nosso diferencial, sendo essencial no período pré e pós-cirúrgico, uma vez que o paciente precisa de um cuidado contínuo, integrado e individualizado”, pondera Vitor Barbosa, gerente de programas da Smile Train Brasil.

Gerson Ritz, cirurgião plástico e responsável pelo intensivo de cirurgias, também ressalta a importância do acesso ao serviço por meio da parceria com a Smile Train.

“O acompanhamento humanizado e integral tem grande impacto na reabilitação desses pacientes. Por meio de parcerias e iniciativas como esta, podemos oferecer acessibilidade e atendimento contínuo e de primeira para as crianças e familiares. E isso faz toda a diferença.”

Além de Gerson Ritz, também participarão do intensivo os cirurgiões plásticos Renato Freitas, de Curitiba, e Hugo Rodrigues, de Belo Horizonte. “Os especialistas são referências no atendimento de crianças com fissura labiopalatina e estão empenhados para garantir o melhor acolhimento e tratamento aos pacientes”, finaliza Ir. Ivete.

Leia também:
1. Joinville promove capacitação sobre prevenção à violência escolar e saúde mental
2. Mulheres são amarradas e amordaçadas por criminosos durante assalto em Joinville
3. Cover de dança K-pop de Joinville faz sucesso no TikTok; conheça grupo
4. Saiba como estão preparativos do Joinville Vôlei para Superliga A e Catarinense
5. Prefeito de Guaramirim é preso ao voltar de viagem de férias


Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo