IFSC é considerado o melhor instituto federal do Brasil pela sexta vez
Instituto tem campus em Joinville
Instituto tem campus em Joinville
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram que o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é considerado o melhor do Brasil pela sexta vez.
Na terça-feira, 28 de março, foram divulgados o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referentes a 2021, que mensura a qualidade das instituições de educação superior.
Com 24 cursos avaliados, o IFSC atingiu o conceito 4 e obteve a melhor classificação entre os institutos federais do país, considerando o IGC contínuo de 3,349. Ao total, os resultados foram calculados para 2.012 instituições (públicas e privadas), considerando os 23.585 cursos avaliados no triênio 2018, 2019 e 2021.
Esta é a sexta vez que o IFSC se destaca na classificação do IGC. Desde que a instituição se transformou em Instituto Federal em 2008 e passou a ser considerada no IGC dessa forma. O IFSC conquistou a melhor nota entre os Institutos Federais nos anos de 2010, 2011, 2012, 2018 e 2019.
“É com muito orgulho que recebemos essa notícia, ainda mais depois de um ano complicado, com cortes no orçamento, com a reorganização do presencial após a pandemia”, afirma o reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior.
Para o índice que foi divulgado nesta semana, os cursos do IFSC que contribuíram para a formação do IGC 2021 foram os que participaram do Enade de 2018, 2019 e 2021.
Foram eles:
O IGC 2021 também considerou a média dos conceitos de avaliação dos seguintes cursos de mestrado do IFSC: Clima e ambiente, Educação Profissional e Tecnológica, Proteção Radiológica e Sistemas de Energia.
Confira todos os dados no site do IFSC.
O CPC e o IGC são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior que fazem parte do ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) foram publicados em 2022.
O CPC é um indicador de qualidade dos cursos de graduação. No seu cálculo, são considerados: o Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do exame); o IDD (valor agregado pelo curso); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho); e a percepção dos próprios estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante).
Já para chegar ao IGC, levam-se em conta os seguintes aspectos: média do CPC, considerando o último ciclo do Enade; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).
A escala do IGC varia de 1 a 5, sendo que as duas primeiras faixas são consideradas inadequadas e as instituições podem até sofrer sanções do MEC. O melhor índice é o 5. Entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o índice mais alto registrado foi o 4.
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Os conceitos 4 e 5 indicam que a graduação avaliada está com uma performance superior à média das demais. Assim, a nota do Enade apresenta um valor relativo, pois permite comparar o desempenho de um curso superior de uma universidade em relação a outros cursos iguais de outras instituições.
Leia também:
1. VÍDEO – Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco
2. Feriadão de Páscoa: rodovias na região de Joinville têm restrição de circulação
3. Conheça família de Araquari que mantém pesca artesanal como fonte de renda há 32 anos
4. Confira o que abre e fecha no feriado de Páscoa em Joinville
5. Policial da reserva morto em Barra Velha é identificado