Iluminação da rua dos Suíços, em Joinville, deve ser instalada até outubro, estima Seinfra
Tema foi discutido entre vereadores da cidade e membros da Secretaria nesta terça-feira
Tema foi discutido entre vereadores da cidade e membros da Secretaria nesta terça-feira
A iluminação pública do trecho da rua dos Suíços, entre a marginal da BR-101 e a rua Almirante Jaceguay, foi discutida nesta terça-feira, 2, na reunião da Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville. Na reunião, representantes da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) estimaram que a colocação seja feita até outubro deste ano.
Thiago Molina, gerente de iluminação pública da secretaria, observou que o serviço está em vias de ser concedido para exploração por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Entretanto, entre os serviços para serem concedidos, estão a modernização e a manutenção da rede de iluminação pública, mas não o de ampliação, que incluiria as lâmpadas a serem implantadas na via.
A diferença consiste no fato de que a modernização e a manutenção se referem a serviços a serem executados na rede já existente, como a substituição de lâmpadas já existentes por modelos mais eficientes e o conserto das que apresentem defeito. A rede atual conta com mais de 58 mil pontos de iluminação pública.
Já a ampliação cobriria cerca de 800 pontos, conforme Molina. Para essa ampliação, a Seinfra está preparando uma licitação específica, e a rua dos Suíços deve ser contemplada. Mas a criação desses pontos depende também de autorização da Celesc, algo que, afirmou Molina, a secretaria já está adiantando para viabilizar.
Ainda no âmbito do bairro Costa e Silva, os vereadores receberam dos representantes da Seinfra a informação de que a rua Bem-te-vi e sua continuação, com o nome de rua Caratinga, vão receber em breve duas lombadas físicas, uma próxima ao cruzamento com a rua Aracuã, e a outra nas proximidades da rua Otto Pfuetzenreuter.
O engenheiro e gerente da Seinfra, Samuel Luiz Bernardes Gomes, afirmou ao vereador Adilson Girardi (MDB), proponente do tema, que a redução da velocidade na via é necessária por conta do alto risco de acidentes no local.
Leia também:
1. Joinville promove capacitação sobre prevenção à violência escolar e saúde mental
2. Mulheres são amarradas e amordaçadas por criminosos durante assalto em Joinville
3. Cover de dança K-pop de Joinville faz sucesso no TikTok; conheça grupo
4. Saiba como estão preparativos do Joinville Vôlei para Superliga A e Catarinense
5. Prefeito de Guaramirim é preso ao voltar de viagem de férias