JEC visita Avaí em partida de volta das quartas de final do Catarinense neste sábado

Partida pode sacramentar a conquista de uma das vagas à Série D de 2025 ao tricolor

JEC visita Avaí em partida de volta das quartas de final do Catarinense neste sábado

Partida pode sacramentar a conquista de uma das vagas à Série D de 2025 ao tricolor

Bernardo Gonçalves

Em jogo de volta das quartas de final do Campeonato Catarinense diante do Avaí neste sábado, 16, o JEC pode sacramentar a conquista da vaga na Série D de 2025. A partida está marcada para iniciar às 16h30, no estádio da Ressacada, em Florianópolis.

Na partida de ida, as equipes empataram em 1 a 1 com 16.699 pessoas na Arena Joinville. Agora na Capital, quem vencer avança. Em caso de novo empate, seja por qualquer placar, a decisão será nos pênaltis.

Vaga na Série D

tanto em caso de classificação como de eliminação, o JEC pode conquistar uma das três vagas para a disputa da quarta divisão nacional no próximo ano.

Caso chegue às semifinais, o clube torce para que ao menos um dos três clubes que também não possuem calendário nacional garantido – Barra, Marcílio Dias e Hercílio Luz – seja eliminado nesta fase de quartas de final.

Isto pode acontecer já nesta sexta-feira, 15, quando jogam Barra e Figueirense, também em Florianópolis. No jogo de ida, o clube da Capital venceu por 3 a 1 e pode perder até por um gol de diferença que se classifica.

Já se o Joinville for eliminado, torce para que o Hercílio Luz também caia contra o Criciúma, já que o clube de Tubarão terminou em oitavo na primeira fase, enquanto o JEC em sétimo.

É importante ressaltar que caso os quatro clubes sem série avançarem às semifinais, o JEC precisa chegar até a final ou torcer para que o Hercílio Luz não chegue a decisão do estadual.

JEC

Para a partida decisiva, o JEC tem o retorno do goleiro Glauco, que cumpriu suspensão automática, e do atacante Antônio Porto, que se recuperou de lesão no joelho após mais de um mês no departamento médico.

Em contrapartida, não tem a presença do lateral-direito Lucas Mendes, que sofreu uma ruptura total do tendão patelar no jogo da semana passada. Ele foi levado do estádio ao Hospital São José, em Joinville, onde passou por cirurgia.

Para a posição, Bernardo e Diego Renan disputam a vaga no time titular. Será uma escolha entre a juventude de um jogador de 21 anos e a experiência de um tetra-campeão Catarinense, respectivamente.

Com isso, a provável escalação é: Glauco; Bernardo (Diego Renan), Carlos Alexandre, Lucas Souza e Marcus Vinícius; Evanderson, Bruno Silva e Warley; Guilherme Cachoeira, Vitor Leque e Yuri Mamute.

Segundo o técnico Fabinho Santos, a expectativa para a possibilidade de voltar ao cenário nacional é grande.

“A gente sabe o valor que tem esse jogo. Nós temos muito claro esse objetivo de conseguir voltar ao cenário nacional. Joinville merece, nosso torcedor merece. Então a gente entende que é um jogo muito importante e a gente espera já ter isso (a vaga na Série D) sacramentado e passar às semifinais”, ressalta.

JEC realizou treino aberto nesta quinta-feira e contou com o apoio de torcedores. | Foto: Gustavo Mejía/JEC

Avaí

O Avaí chega para o confronto deste sábado com jogadores entregues ao departamento médico. Os laterais-direitos Gabriel Dias e Kevin tiveram lesões mais graves na partida de ida na Arena e são desfalques certos. Thales Oleques deve ser o substituto na posição.

Além da dupla, o zagueiro Tiago Pagnussat, o lateral-esquerdo Mário Sérgio, o volante Judson e o atacante Hygor também não jogam por conta de lesões.

Entretanto, o técnico Eduardo Barroca tem o retorno do lateral-esquerdo Natanael, que se recuperou de lesão. No meio-campo, Giovanni deve ganhar a vaga de Rafael Gava no time titular.

Desta forma, a provável escalação é: Igor Bohn; Thales Oleques, Jonathan Costa, Douglas Bacelar e Natanael; Willian Maranhão, Pedro Castro e Giovanni; Pedrinho, Poveda e Garcez.

Histórico

Confrontos: 212
Vitórias do JEC: 86
Empates: 58
Vitórias do Avaí: 68

Arbitragem

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA)
Assistente 1: Thiaggo Americano Labes (CBF)
Assistente 2: Henrique Neu Ribeiro (FCF)
Quarto árbitro: Fernando Henrique de Medeiros Miranda (CBF)

No jogo de ida, o recurso do VAR (árbitro de vídeo) não funcionou após apresentar problemas técnicos. Segundo a Federação Catarinense de Futebol (FCF), “duras atitudes foram tomadas em relação ao dano esportivo irreparável e ao descumprimento por parte da empresa contratada na prestação dos seus serviços”.

Desta forma, a FCF garantiu que uma empresa, a mesma que presta serviço para a Conmebol, foi contratada para “minimizar erros futuros” e o VAR será utilizado neste sábado. O responsável pelo uso do equipamento será o árbitro Rodrigo D’Alonso Ferreira.

Ingressos

Os ingressos para a torcida do JEC estão sendo comercializados pelos valores de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) no site Futebol Card.

No sábado, a venda nas bilheterias da Ressacada acontece a partir de 12h. Os setores destinados aos torcedores visitantes são o F e G.

Tempo real

O jornal O Município Joinville realiza a cobertura em tempo real da partida entre JEC e Avaí em omunicipiojoinville.com. O pré-jogo começa às 16h.

Leia também:
1. Saiba quais resultados de volta das quartas de final do Catarinense garantem JEC na Série D de 2025
2. Contra o Avaí, JEC arrecada valor três vezes maior que premiação ao campeão catarinense
3. Lateral do JEC sofre lesão em jogo contra Avaí e desfalca time
4. Federação Catarinense de Futebol emite nota sobre o VAR no jogo entre JEC e Avaí
5. VÍDEO – Torcida do JEC realiza grande festa em recepção aos jogadores antes de jogo contra Avaí


Assista agora mesmo!

“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo