Joinville amplia público-alvo de vacina bivalente contra Covid-19

Pessoas com comorbidade podem receber dose de reforço

Joinville amplia público-alvo de vacina bivalente contra Covid-19

Pessoas com comorbidade podem receber dose de reforço

Redação O Município Joinville

A Secretaria da Saúde de Joinville ampliou o público-alvo apto para receber a dose de reforço da vacina da Covid-19 com o imunizante bivalente da Pfizer. A partir de agora, pessoas com mais de 12 anos que tenham as comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde podem receber o imunizante.

Continuam aptos à vacinação os trabalhadores da área da saúde; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); população privada de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com 60 anos ou mais; imunocomprometidos; habitantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (a partir de 12 anos) e trabalhadores dessas unidades.

Por se tratar de uma dose de reforço, é necessário que a pessoa tenha recebido pelo menos duas doses do esquema vacinal anterior e um intervalo mínimo de quatro meses entre a última dose de vacina contra a Covid-19, independentemente do imunizante.

A vacina bivalente contra a Covid-19 é uma atualização dos primeiros imunizantes utilizados, já que protege contra a cepa original da doença e também contra a subvariante ômicron. Com este reforço, o objetivo é ampliar a resposta imune da população.

Comorbidades

Conforme orientação do Ministério da Saúde, as comorbidades consideradas neste momento para o grupo prioritário são: diabete mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2, com lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; obesidade mórbida; Síndrome de Down e outras síndromes genéticas; e doença hepática crônica.

Onde se vacinar

A vacina bivalente está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), localizadas em todas as regiões da cidade, com exceção da UBSF Jativoca.

As UBSFs funcionam de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. O horário em que as vacinas são aplicadas em cada um dos locais está disponível no site joinville.sc.gov.br.

Também é possível receber o reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 na Sala Central de Imunização, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Abdon Batista, 172, no Centro.

Leia também:
1. VÍDEO – Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco
2. Identificada pessoa atropelada por carro na região leste de Joinville
3. PM resgata morador que tentava apagar incêndio com balde em Joinville
4. Mãe e bebê ficam feridas após carro ser atingido por trem na BR-280
5. Jovem morre prensado por placa de concreto em Guaramirim


Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo