+

Joinville atua nos trabalhos de apoio após enchente em Guaíba, no Rio Grande do Sul

Municípios ainda vão formalizar os tipos de auxílios que poderão ser prestados

Joinville atua nos trabalhos de apoio após enchente em Guaíba, no Rio Grande do Sul

Municípios ainda vão formalizar os tipos de auxílios que poderão ser prestados

Nesta sexta-feira, 17, a comitiva de Joinville que está na cidade gaúcha de Guaíba, com a missão de auxiliar nos trabalhos de mapeamento das necessidades após a enchente, participou da reunião com o Gabinete de Crise instaurado no município.

Durante a reunião, o grupo de Joinville reiterou seu interesse em prestar apoio aos trabalhos. A partir de agora, as Prefeitura de Joinville e Guaíba, por meio de suas Procuradorias-Gerais e Secretarias de Governo, devem dar andamento aos trâmites legais para formalizar os tipos de auxílio que poderão ser prestados.

“Nos colocamos à disposição da Prefeitura de Guaíba, que demonstrou interesse no nosso apoio. Agora, os órgãos competentes dos municípios irão analisar como será esse trabalho, que deverá envolver pessoal, materiais e serviços”, explica o secretário de Proteção e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo.

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Cenário desolador

De acordo com o secretário, em Guaíba, embora a água já tenha baixado em várias regiões da cidade, ainda há pontos de alagamento. A partir de agora, inicia o trabalho de retirada de móveis de dentro das casas e limpezas dos imóveis e das ruas.

“O cenário é desolador. As pessoas perderam praticamente tudo o que tinham dentro de casa. As Forças de Segurança, incluindo Exército, Marinha e órgãos da Prefeitura, já trabalham na retirada desses materiais. A quantidade de lixo nos rios, córregos e valas também é grande e o trabalho intenso”, avalia o secretário.

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Além do envio de documentos para formalizar o trabalho conjunto entre os municípios, ainda nesta sexta-feira, a equipe de Joinville presta apoio em uma missão de reconhecimento das áreas alagadas com a utilização de um bote motorizado, disponibilizado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

Integram a equipe de Joinville que realiza a missão em Guaíba o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo; o diretor da Secretaria de Governo, Gustavo Prim; o coordenador da Defesa Civil de Joinville e bombeiro voluntário, Jairo Machado; e os bombeiros voluntários Fernando Quadra, Jackson Anzini e Davi Santos Guidi.

Guaíba é uma cidade que fica na Região Metropolitana de Porto Alegre. É banhada pelas águas do Guaíba e tem 95 mil habitantes. O número de pessoas afetadas diretamente pela enchente é de 38,3 mil. A cidade está atendendo 4,3 mil moradores em 70 locais ativos e regulares, além daqueles que ocupam casas de amigos e familiares.

Leia também:
1. Tempo em Joinville: confira como fica previsão neste fim de semana
2. Construtora planeja instalar quarto prédio de 30 andares de Joinville na rua Max Colin
3. Homem é preso após ameaçar familiares e agredir mãe em Joinville
4. Schulz, indústria de Joinville, tem queda nos lucros no primeiro trimestre de 2024
5. Joinville é alvo de operação que investiga fraude em licitação de coleta de lixo em SC


Assista agora mesmo!

Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo