Veja a programação de coisas para fazer neste fim de semana em Joinville

Programação conta com oficinas, apresentações, festas e mais

Veja a programação de coisas para fazer neste fim de semana em Joinville

Programação conta com oficinas, apresentações, festas e mais

Isabel Lima

1. Arte contemporânea e pesquisa poética

Roseli Sartori

Neste sábado, 18, a Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj) promove uma palestra com Gleber Pieniz. O evento ocorre no galpão da associação na Cidadela Cultural, na rua XV de Novembro, 1388.

O artista abordará a arte contemporânea e pesquisa poética nesta atividade aberta ao público, que ocorre das 14h às 16h. A palestra faz parte do Programa de Formação e Lançamento de novos Artistas. Para mais informações, entrar em contato pelo WhatsApp com Roseli Sartori (47) 9-9932-8673.

2. A pequena monstra: o retorno

Divulgação

Nos dias 16, 17 e 18 de maio, o Galpão de Teatro da Ajote recebe o solo da dançarina Letícia Souza, “A pequena monstra: o retorno”. Com codireção dela e Neto Machado (BA), a obra traz à cena uma reflexão das memórias de lutos e lutas vividas pela artista. Depois de se apresentar em Florianópolis e Itajaí, o solo encerra sua turnê, agora em Joinville.

As apresentações são gratuitas e têm classificação indicativa livre. A distribuição dos ingressos para os dias 17 e 18 será feita 1h antes de cada sessão, na bilheteria do Galpão de Teatro da Ajote, na rua XV de Novembro, 1388.

3. Palestra sobre tecnologia no mercado de trabalho

Amorabi/Divulgação

A Associação dos Moradores do Bairro Itinga (Amorabi) promove a palestra “Mercado de Trabalho na área de Tecnologia” neste sábado, 18, na sede da instituição, localizada na rua dos Esportistas, 510, no bairro Itinga. O evento é aberto para a comunidade, com início às 19h30 e final programado para 11h30.

“Abordaremos as oportunidades e os desafios que os profissionais da área enfrentam, nível salarial, as tendências para o futuro e as habilidades necessárias para ter sucesso nesta área”, explica a Amorabi. A palestra é uma parceria da Amorabi com os professores e acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software da Univille.

4. Crianças digitais

Amorabi/Divulgação

Também neste sábado, 18, a Amorabi sedia mais um encontro das “Amorabinhas Digitais”, com o objetivo de fazer a iniciação da informática na vida das crianças da comunidade, para estimular as mentes e potencializar o desenvolvimento intelectual.

O evento gratuito inicia às 9h30, também promovido entre a Amorabi e os professores e acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software da Univille.

5. Uma noite no Garten

Garten Shopping/Divulgação

Nesta sexta-feira, 17, o Garten Shopping promove uma festa nos corredores do local. A festa inicia às 22h30, com ingresso solidário de R$ 70, que pode ser adquirido pelo Sympla.

6. Rito de Éthos

Gabriel Baltz

Neste sábado, 18, às 19h, a Galeria 33 promove a reapresentação de “Rito de Éthos”, uma performance do artista visual Jean Smekatz. A entrada é gratuita. A galeria fica na rua Bento Gonçalves, 33

Em “Rito de Éthos – Para o Armário Jamais Voltaremos”, as energias das cores ganham vida. Seis bacias revelam líquidos em matizes vibrantes. O artista, imerso na 4ª Sinfonia de Tchaikovsky, tinge tecidos e os estende no interior de um armário, criando uma pintura no campo expandido.

7. Festa Alemã

Divulgação

Neste sábado, 18, a cervejaria Millebier Marquês promove a Festa Alemã, na rua Marquês de Olinda, 3513. O evento terá jogos de chopp e danças típicas, com a trilha sonora do Trio Edelweiss.

Quem for vestido de traje típico, ganha um chopp.

8. Turnê La Pompette

Manu d’Eça

Neste sábado, 18, o La Pompette chega em Joinville com um show de swing e improviso no The Old Mc Gallagher, localizado na rua Dr João Colin, 376. O bar abre às 17h.

9. Direto do Campo

Ceasa Joinville/Divulgação

Neste sábado, 18, acontece a feira Direto do Campo em Joinville. O evento comercializará produtos diretamente dos produtores da agricultura familiar no Ceasa Joinville, localizado na rua Bororós, 2.415, no Distrito Industrial. A feira acontece das 9h às 17h.

10. Música, tecnologia e artes visuais

Galeria 33/Divulgação

A Galeria 33 promove a oficina gratuita “Explorando Novas Fronteiras: Arte, Tecnologia e Música”, com o músico, produtor, cineasta e desenvolvedor Filipe Maliska. O evento é gratuito e voltado para crianças e adultos de Joinville. A oficina ocorre em duas turmas, separadas por idade, nos dias 18 e 19 de maio, neste sábado e domingo.

Embora a participação seja gratuita, o limite de alunos por turma é de 20 vagas. O conteúdo para adultos será apresentado no sábado, das 14h às 18h, e para adolescentes, no domingo, das 9h às 13h. As inscrições podem ser realizadas pelo Sympla.

11. Oficina de maracatu

Baque Mulher Joinville/Divulgação

Neste sábado, 18, o Baque Mulher promove mais uma oficina de maracatu, com foco em agbê e alfaia. O evento é gratuito e ocorre no Jacatirão Arte, na rua Inácio Bastos, 211, às 15h.

12. Grafismo indígena

Thais Lima/Arquivo Pessoal

Um projeto de intercâmbio cultural realiza nesta sexta-feira, 17, e próxima segunda-feira, 20, uma introdução ao grafismo indígena corporal, em Joinville. Ao todo, vão acontecer duas oficinas na cidade. As oficinas serão ministradas pela artista Thaís Lima Gonçalves, da etnia Kokama.

O grafismo indígena é uma expressão cultural e artística que reflete aspectos simbólicos da vida sociocultural das aldeias, transmitindo identidade, significados, preservando a memória coletiva e perpetuando costumes.

Confira locais e horários das oficinas:

Sesc Joinville | 17/05 – Sexta – 19h às 22h | Intérprete de Libras + Filmagem da Oficina Joinville.

Associação de Artistas Plásticos de Joinville | 20/05 – Sexta – 19h às 22h.

13. Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil

Foto: Bandoneon Fest/Divulgação

Neste domingo, 19, às 10h30, será realizado o evento comemorativo em função do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, na Sociedade Cultural Lírica e Restaurante Rheinkeller, em Joinville.

O evento, que é um pré-lançamento da 20ª Bandoneon Fest nos concertos matinais, acontece até às 19h na Rua Max Colin, 1483, e contará com a participação de bandoneonistas joinvilenses. Eles serão orquestrados pelo professor de bandoneon, André Cruz – que também é um dos organizadores da Bandoneon Fest.

A entrada é gratuita, mas a organização pede para as pessoas, que puderem e quiserem contribuir com ações sociais, leve 1kg de alimento não-perecível.

Programação:
10h30 – evento pré-lançamento da 20ª Bandoneon Fest com apresentação musical e informações do evento
12h – almoço no Restaurante Rheinkeller (Buffet típico alemão por quilo e chopp artesanal)
12h até 16h – interação com o público com brincadeiras, música e muito chopp!
(no restaurante há espaço kids)

Envie sugestão

Sabe de algum evento que acontecerá em Joinville? Envie uma mensagem no WhatsApp no número (47) 9-9179-1880 ou no e-mail [email protected].

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo