+

Joinville deve receber mais de 15 mil doses da vacina contra dengue

Entrega deve ocorrer nesta quinta-feira

Joinville deve receber mais de 15 mil doses da vacina contra dengue

Entrega deve ocorrer nesta quinta-feira

Isabel Lima | Revisão

Às 13h desta quinta-feira, 22, as 29.100 doses da vacina contra a dengue destinadas a Santa Catarina saíram de São José em direção às cidades que devem receber o imunizante nesta primeira leva. Joinville deve receber cerca de 15.701 doses, Araquari 1.524, São Francisco do Sul 1.409, Guaramirim 1.303.


Neste primeiro momento, as doses que serão utilizadas para aplicação da primeira dose (D1) em crianças de 10 e 11 anos de 13 cidades da região Nordeste, incluindo: Balneário Barra do Sul, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Araquari, Itapoá e outras.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), fará a distribuição das vacinas.

Como as doses serão aplicadas

A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses (D1+D2) com um intervalo de três meses de aplicação entre elas. Em Santa Catarina, todas as crianças e adolescentes residentes nas 13 cidades da região Nordeste com idade entre 10 e 14 anos terão direito à vacinação durante o ano de 2024.

Entretanto, esta primeira leva será destinada a crianças de 10 e 11 anos, totalizando um público-alvo de 29.099 pessoas. Ao fim de 2024, o público imunizado deve ser de 71.468 pessoas.

Ainda não há previsão para iniciar o esquema vacinal dos demais.

Confira a quantidade de crianças que devem ser vacinadas neste primeiro momento:

Dive/Divulgação | Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2022.

A vacinação

A Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, destaca que vacinar as crianças contra a doença é importante, mas é apenas mais uma estratégia de enfrentamento à doença.

“Devemos lembrar que o quantitativo de doses ainda é reduzido e apenas uma pequena parcela da população será contemplada. Então, devemos nos manter em alerta e vigilantes, na nossa casa, escola, ambiente de trabalho, eliminando locais que possam acumular água”, ressalta a secretária.

A vacinação contra a dengue tem como objetivo reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. Para tanto, é necessário alcançar a meta de 90% para o esquema completo da vacinação (D1+D2).

Foram selecionados para receber as doses da vacina, segundo o Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a dengue em 2024, do Ministério da Saúde, “os municípios de grande porte (população maior ou igual a 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos, incluindo os demais municípios das suas regiões de saúde de abrangência, independentemente do porte populacional, ordenados pela predominância do sorotipo DENV-2 (reemergência recente) e pelo maior número de casos no monitoramento 2023/2024 (SE-27/2023 à SE-02/2024).

A ordem de distribuição das doses, ainda segundo o Informe Técnico, “foi definida seguindo três parâmetros: o primeiro é o rankeamento das Regiões de Saúde e Município, o segundo é o quantitativo de doses necessários para a população-alvo conforme a disponibilidade de doses (previsão de entrega pelo fabricante) e o terceiro é o cálculo do quantitativo total de doses entregue em apenas uma remessa ao município.”

Leia também:
1. Empresa de Joinville projeta R$ 1,2 bilhão em VGV para 2024
2. Governo do estado sofre ação popular para “destravar” reforma do Ginásio Ivan Rodrigues em Joinville
3. Veja quais ruas de Joinville devem sofrer com falta de água nesta semana
4. Morre Marcelino Luiz da Silva, conhecido morador do Comasa, aos 90 anos, em Joinville
5. Homem é detido com tiro pela PM ao tentar matar ex-companheira em Joinville


Assista agora mesmo!

EMPADINHA FIT: LANCHE PARA MATAR SUA FOME SEM PESAR NA BALANÇA:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo