Joinville é o segundo município catarinense com mais empresas abertas em 2024; confira dados
No estado, foram mais de 47 mil negócios iniciados no ano até agora
No estado, foram mais de 47 mil negócios iniciados no ano até agora
De janeiro até o dia 5 de março de 2024, já foram abertas 4.421 empresas em Joinville. O município é o segundo do estado com mais negócios iniciados neste ano de acordo com o Observatório da Junta Comercial do Estado (Jucesc), vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos).
Neste período, em Santa Catarina, foram 47.293 empresas aberta em Santa Catarina, sendo que 36 mil são microempreendedores individuais (MEIs), representando 77% do total.
No ranking catarinense, Joinville só fica atrás de Florianópolis. O top 5 é formado ainda por Blumenau, Itajaí e São José.
O ano de 2023 fechou com 223.744 novas empresas constituídas em Santa Catarina. Destas, 96% são empresas de micro e pequeno porte.
O número de empresas abertas em 2023 representou um aumento de 6,08% em relação ao ano de 2022. Em 2024 a expectativa é superar o ano passado, devido às medidas de simplificação implantadas em 2023.
Os setores que se destacam nesse crescimento incluem comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, comércio por atacado, exceto veículos automotores e motocicletas, e comércio varejista.
Além disso, o tempo de viabilidade, ou seja, a consulta prévia ao processo de abertura da empresa, foi significativamente reduzido de 26 horas para apenas duas horas nos municípios que aderiram ao programa Simplifica SC. Esse projeto tem como objetivo modernizar e agilizar os procedimentos relacionados à abertura e alteração de empresas, proporcionando respostas mais rápidas e eficientes para os empreendedores. As dúvidas sobre o programa podem ser solucionadas através do e-mail: [email protected].
“O objetivo traçado pelo governador Jorginho Mello é criar um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento das empresas em Santa Catarina. Estamos comprometidos em promover políticas e iniciativas que estimulem o empreendedorismo, impulsionem a inovação e gerem oportunidades de emprego e renda em nosso estado. Com dedicação e trabalho conjunto, vamos construir um futuro próspero e sustentável para todos os catarinenses”, disse Silvio Dreveck, secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço.
Fernando Baldissera, presidente da Jucesc, garante que o estado se compromete em promover um ambiente favorável aos negócios, através da simplificação de procedimentos, adoção de tecnologias inovadoras e redução do tempo médio de abertura de empresas.
“Estamos empenhados em criar um ambiente de negócios cada vez mais facilitado e dinâmico em Santa Catarina. Nosso objetivo é não apenas atrair novos empreendimentos, mas também proporcionar condições ideais para que os já estabelecidos prosperem e contribuam para o desenvolvimento econômico estadual”, reforçou.
Leia também:
1. Desfile de aniversário de Joinville é antecipado; saiba novo horário
2. Vereadores aprovam moção para incluir Passinho Anos 80 no Festival de Dança de Joinville
3. Câmara de Joinville marca sessão para julgar cassação de Mauricinho Soares
4. Deputado federal destina mais de R$ 20 milhões para obras em Joinville; saiba para quais áreas
5. Projeto propõe declarar chineque como patrimônio cultural de Joinville; entenda proposta
Conheça o especial Virei Joinville, que estreia dia 9 de março: