Joinville recebe doses antecipadas de vacina contra gripe
Governo de SC iniciou distribuição nesta segunda-feira
Governo de SC iniciou distribuição nesta segunda-feira
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), começou a distribuir as vacinas contra a gripe para os municípios nesta segunda-feira, 18. Segundo o governo do estado, Joinville deve receber as doses nesta terça-feira, 19.
Ainda conforme o governo, a aplicação começa assim que as cidades receberem os imunizantes. O dia D, sábado em que há uma mobilização estadual para vacinação, está previsto para ocorrer no dia 13 de abril.
A estratégia vem depois do anúncio do Ministério da Saúde em antecipar para março a Campanha de Vacinação contra a gripe que ocorre tradicionalmente entre os meses de abril e maio. A antecipação ocorre em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país.
Assim como nos anos anteriores, a vacinação contra a gripe será destinada apenas para a população dos grupos prioritários, um total de 3.023.725 pessoas. A meta é imunizar, ao menos, 90% desse público até o dia 31 de maio.
A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho, destaca que a vacina tem papel fundamental na prevenção de casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. “Todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários são pessoas mais vulneráveis, mais suscetíveis a evoluir para gravidade caso sejam infectadas pelo vírus influenza, que causa a gripe. Então, é extremamente importante que essa população procure uma unidade de saúde e tome a vacina”, esclarece.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são a influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A SES ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Até o dia 9 de março, segundo boletim epidemiológico da doença divulgado pela Dive, foram confirmados no estado de Santa Catarina 95 hospitalizações por gripe (influenza), sendo que os mais acometidos foram os idosos com 60 anos ou mais (51%). Deste total, sete pessoas morreram. A grande maioria também idosos acima dos 60 anos (85%), grupo prioritário na Campanha de Vacinação contra a gripe.
Simultaneamente à Campanha de Vacinação contra a gripe haverá, em Santa Catarina, uma intensificação da vacinação contra o tétano e a difteria. O objetivo é aproveitar a ida da população aos postos para atualizar a caderneta de vacinação também contra essas doenças.
Essa vacina é indicada em um esquema de três doses, com um reforço a cada 10 anos, para crianças, adolescentes e adultos a partir dos 10 anos. Grávidas também devem ser vacinadas a cada nova gestação.
Leia também:
1. Joinville terá novo conjunto habitacional com mais de 150 residências; saiba onde e detalhes da obra
2. Prefeitura anuncia reposição da inflação em parcela única aos servidores de Joinville
3. Margit Olsen recebe Medalha Dona Francisca; saiba como foi a cerimônia em Joinville
4. Arena Joinville recebe jogo da semifinal do Catarinense 2024
5. Homem é encontrado morto dentro do carro em Joinville
“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade: