Joinville terá estudos para operação do estacionamento rotativo
Prefeitura lançou chamamento público para apresentação dos estudos
Prefeitura lançou chamamento público para apresentação dos estudos
A Secretaria de Administração e Planejamento (SAP) da Prefeitura de Joinville publicou nesta segunda-feira, 5, o edital de chamamento público 002/2023 para obter estudos de modelagem técnica, financeira e jurídica para a operação do estacionamento rotativo no município.
Nesta primeira etapa, os interessados devem apresentar até 6 de julho o requerimento de autorização com a documentação que comprova capacidade técnica para a realização do serviço. O edital está disponível no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/EstudosEstacionamentoRotativo).
O edital prevê que após receber os requerimentos de autorização, a equipe técnica da SAP faça a análise dos documentos em até 30 dias. Após isso, será emitido o termo de autorização para os interessados que tiverem com a documentação adequada.
As empresas autorizadas a apresentar estudo, poderão propor, por exemplo, a utilização de ferramentas tecnológicas para pagamento e reserva de vagas, tarifas dinâmicas conforme a taxa de ocupação, analisar a viabilidade de edifícios-garagem, e propor diferentes horários e locais para a execução dos serviços em relação ao que existe atualmente.
As empresas terão o prazo de 90 dias para apresentam os estudos que serão avaliados pela prefeitura. A melhor proposta será utilizada como referência para a elaboração do edital de licitação para a concessão do Sistema de Estacionamento Rotativo Público de Joinville.
“Essa é uma primeira etapa para a preparação de um edital de licitação para o serviço de estacionamento rotativo. Após as empresas interessadas apresentarem o estudo, a prefeitura avalia se eles estão dentro da legalidade e de acordo com as expectativas para atender o interesse da sociedade. Só depois disso é que a prefeitura lança a licitação para contratar a empresa que vai prestar esse serviço ao município”, explica Silvia Reolon, diretora da SAP.
Portanto, neste momento não há alteração no funcionamento do estacionamento rotativo em Joinville. As vagas especiais, destinadas para pessoas com deficiência e idoso devem ser respeitadas e requerem credencial para utilização. Há ainda as vagas de embarque e desembarque e as de curta duração. O motorista deve estar atento à sinalização. Já as vagas que integram o estacionamento rotativo, são numeradas e o motorista pode utilizá-las uma vez por dia, pelo período máximo de duas horas. A fiscalização é feita pelos agentes de trânsito.
Leia também:
1. Duas ruas do bairro Costa e Silva, em Joinville, passam a ter mão única; saiba quais são
2. Aos 91 anos, empresário Avelino Lauro Rudnick morre em Joinville
3. Laudo detalha morte das mulheres encontradas esquartejadas em Balneário Barra do Sul
4. Médico e presidente da Federação Unimed SC morre em Joinville
5. Identificado motorista encontrado morto ao lado de carro em Campo Alegre
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: