Justiça analisa suposta irregularidade de jogadores do Hercílio Luz no Catarinense
Se caso se confirmar, JEC pode se beneficiar da situação
Se caso se confirmar, JEC pode se beneficiar da situação
O procurador-geral do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC), Mário Cesar Bertoncini, aguarda nesta terça-feira, 14, documentos da Federação Catarinense de Futebol (FCF) para analisar uma suposta irregularidade sobre contratos de jogadores da equipe do Hercílio Luz, que terminou a primeira fase do Campeonato Catarinense na primeira posição com 22 pontos.
O caso foi divulgado primeiramente pelo jornalista Gabriel Fronzi, da rádio 89 FM, de Joinville, e confirmado pela reportagem do jornal O Município Joinville.
A situação, se confirmada, pode beneficiar o JEC, que foi eliminado na primeira fase da competição após derrota para o Concórdia neste domingo.
À reportagem, Bertoncini explica que recebeu informações de que atletas do clube de Tubarão teriam atuado sem contratos ativos no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira (CBF), após a transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
“Em posse dessas informações, peguei as súmulas dos jogos, fiz prints (fotos da tela) do sistema da CBF e pedi esclarecimentos à federação”, diz.
Segundo o procurador-geral, a Federação Catarinense está analisando o caso, mas que repassou informações verbais a ele e que os contratos estariam em situação regular.
Continua após o anúncio
“Eu vou analisar esses documentos até o final do dia e emitir um parecer. Se estiver tudo ok, o caso será arquivado. Se houver alguma regularidade, a denúncia”, finaliza.
Se a denúncia for aceita e o caso se confirmar, o JEC pode se beneficiar, e até mesmo voltar para a competição, em caso de punições graves ao Hercílio Luz, que é um dos clubes que garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. A assessoria do tricolor informou que o clube observa a situação.
Em contato com a reportagem do jornal O Município Joinville, a assessoria da Federação Catarinense de Futebol informou que até o momento a entidade não recebeu informações sobre o caso.
Em nota divulgada na tarde desta terça-feira, o Hercílio Luz SAF informou que formalizou sua migração para o modelo de SAF em fevereiro deste ano e que cumpriu todos os requisitos da legislação, da Federação Catarinense de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol.
Ainda de acordo com a nota, diz que um destes requisitos é apresentação de uma relação atualizada de todos os contratos vigentes de atletas profissionais e não-profissionais via sistema GestãoWeb da CBF, e que este relatório foi gerado no dia 25 de janeiro. Os nomes dos jogadores não foram divulgados.
“Todos os atletas supostamente irregulares estavam com seus contratos vigentes e ativos com o Hercílio Luz FC até o dia 31/01/2023 nesta relação datada de 25/01/2023. Entretanto, por uma falha de sistema, ao efetivar a migração dos contratos do Hercílio Luz FC para Hercílio Luz FC SAF, foram migrados apenas os contratos originários, sem considerar todos os aditivos de prorrogação”, complementa.
O Leão do Sul frisa, ainda na nota, que esta migração é realizada pela Federação Catarinense de Futebol e pela Confederação Brasileira de Futebol via sistema, sendo que o clube não possui qualquer ação a realizar, além de apresentar os documentos necessários para o registro da SAF e a relação de atletas.
Com isso, diz que todos os atletas que atuam na equipe seguem com contratos ativos e vigentes, devidamente registrados na Federação Catarinense de Futebol e na Confederação Brasileira de Futebol, com comprovante de registro e publicação no BID, sem que haja qualquer irregularidade em sua atuação.
O Hercílio Luz FC SAF vem esclarecer alguns pontos sobre a repercussão na imprensa esportiva de Santa Catarina de possível irregularidade relativa a atletas de seu elenco no Campeonato Catarinense de 2023:
O Hercílio Luz formalizou sua migração para SAF em fevereiro 2023, cumprindo todos os requisitos da Legislação, da Federação Catarinense de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol;
Um destes requisitos é apresentar a relação atualizada de todos os contratos vigentes de atletas profissionais e não-profissionais via sistema GestãoWeb da CBF, relatório gerado no dia 25/01/2023;
Todos os atletas supostamente irregulares estavam com seus contratos vigentes e ativos com o Hercílio Luz FC até o dia 31/01/2023 nesta relação datada de 25/01/2023;
Entretanto, por uma falha de sistema, ao efetivar a migração dos contratos do Hercílio Luz FC para Hercílio Luz FC SAF, foram migrados apenas os contratos originários, sem considerar todos os aditivos de prorrogação;
Importante informar que tal migração é feita pela Federação Catarinense de Futebol e pela Confederação Brasileira de Futebol via sistema, sendo que o Clube não tem qualquer ação a realizar, além de apresentar os documentos necessários para o registro da SAF e a relação de atletas;
Todos os atletas seguem com contratos ativos e vigentes, devidamente registrados na Federação Catarinense de Futebol e na Confederação Brasileira de Futebol, com comprovante de registro e publicação no BID, sem que haja qualquer irregularidade em sua atuação, inclusive com previsão legal de transferência automática e obrigatória dos contratos vigentes com o Hercílio Luz FC para o Hercílio Luz FC SAF, nos termos do art. 2º, §2º, I da Lei nº 14.193/2021, conhecida como Lei da SAF;
Por ser tratar de uma legislação nova, com novos procedimentos, o Hercílio Luz FC SAF entende como razoável acontecerem erros deste tipo, entretanto lamenta a utilização deste fato para rediscussão do resultado esportivo;
O Hercílio Luz FC SAF segue com a preparação normal para as partidas das quartas de final do Campeonato Catarinense de 2023 e agradece o apoio da FCF e da CBF para a rápida solução do problema.
– Assista agora:
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville