Kasperl e a cerveja do papa: espetáculo gratuito de bonecos chega em Joinville

Teatro celebra a cultura e as tradições germânicas, antecipando as comemorações dos 200 anos das imigrações alemãs para o Brasil, festejados em 2024

Kasperl e a cerveja do papa: espetáculo gratuito de bonecos chega em Joinville

Teatro celebra a cultura e as tradições germânicas, antecipando as comemorações dos 200 anos das imigrações alemãs para o Brasil, festejados em 2024

Redação O Município Joinville

A Trip Teatro conclui no mês de julho uma turnê pelos três estados da região Sul do Brasil, com a peça Kasperl e a cerveja do Papa. Com passagens por Porto Alegre (RS), Ponta Grossa, Curitiba (PR), Blumenau e Rio do Sul (SC), o teatro também se apresenta em Joinville, nos dias 21, 22 e 23 de julho.

O espetáculo é gratuito e ocorre em três lugares diferentes da cidade. Veja as datas e locais:

Dia 21 de julho (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: AMORABI – Associação de Moradores do Bairro Itinga, na rua dos Esportistas, 510, bairro Itinga.

Dia 22 de julho (sábado)
Horário: 20h
Local: Associação Joinvillense de Teatro Ajote, na rua Quinze de Novembro, 1383, no bairro América.

Dia 23 de julho (domingo)
Horário: 15h
Local: Parque Gutbrau Vila Nova, na Estr. Motucas, 3122, no bairro Vila Nova

A companhia também vai promover um workshop no sábado, 22, às 9h, na Ajote.

Mais informações: Willian Sieverdt, idealizador e diretor da Trip Teatro. Contato: 47 98838 1575. Pelo site: tripteatro.com.br. Ou pelas redes sociais: @tripteatro

Kasperl e a cerveja do Papa

Essa turnê pelos três estados da região sul é possível por meio de uma parceria com o Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. O espetáculo inicia a celebração das imigrações alemãs para o Brasil, que completam 200 anos em 2024.

Com atuação e manipulação de Willian Sieverdt, responsável por dar vida a dez personagens diferentes na peça, e trilha sonora de Rodrigo Fronza, Kasperl e a Cerveja do Papa resulta de uma longa pesquisa desenvolvida pela companhia.

Com duração de 50 minutos, a montagem contou com cooperação internacional: o espetáculo tem a direção de Paco Parício, que é pesquisador da cultura popular em geral na Europa. Os bonecos manipulados na peça integram uma coleção original alemã do final do século XIX que foram doados pelo Museu Casa de Los Títeres, da Espanha, à Trip Teatro.

Sobre a peça

O espetáculo Kasperl e a Cerveja do Papa tem como base a chegada da notícia da visita do papa num antigo mosteiro, conhecido por produzir a melhor cerveja da região. A montagem se concentra nas confusões e desdobramentos decorrentes deste anúncio. Além de permitir um olhar para o passado dessa manifestação artística popular dos bonecos, a produção contempla ainda outro aspecto cultural e econômico com traços das tradições germânicas: a cultura cervejeira.

A obra evidencia o fazer cervejeiro artesanal e sua interface com o turismo e a economia criativa, não faz apologia ao consumo de álcool, apenas difunde os saberes em torno desse conhecimento artesanal. Garantia de boas risadas para toda a família, a peça é provocativa e tem a indicação etária livre, buscando alcançar crianças e adultos. O esforço da companhia foi por evitar um tom “adocicado” assumido por Kasperl, mas buscar as raízes dessa manifestação cultural, com um viés mais vigoroso e de protesto, conectado com o cotidiano das pessoas.

Nas suas pesquisas, a companhia descobriu que entre imigrantes germânicos para Santa Catarina, vieram também alguns bonequeiros que desenvolveram essa manifestação do teatro de bonecos popular alemão entre as décadas de 1950 e 1960 em municípios como Jaraguá do Sul, Blumenau, Pomerode e Rio do Sul.

Para o ano que vem, a companhia prevê um novo projeto, em alusão aos 200 anos da imigração alemã para o Brasil, com circulação planejada para dezenas de cidades. A intenção é levar não apenas a peça Kasperl e a Cerveja do Papa mas também o espetáculo O Flautista de Hamelin, inspirado numa lenda alemã.

Leia também:
1. Vigilante de creche é condenado após estuprar cão na Serra catarinense
2. Saiba quais são as falhas de segurança encontradas por vereadores em escolas de Joinville
3. Saiba se deve chover em Joinville nesta segunda-feira úmida
4. Saiba quais ruas devem ter falta de energia em Joinville nesta segunda e terça-feira
5. Feminicídio: homem mata companheira a facadas em Joinville


Assista agora mesmo!

Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo