Lei para erradicação da pobreza menstrual em Joinville é sancionada

Texto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira

Lei para erradicação da pobreza menstrual em Joinville é sancionada

Texto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira

Yasmim Eble

Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 15, a lei 9.117, que institui diretrizes para erradicação da pobreza menstrual em Joinville. A lei é de autoria da vereadora Ana Lucia (PT), que protocolou o projeto de lei 99/2021 na Câmara de Vereadores de Joinville no ano passado.

A lei pautará as questões envolvendo a pobreza menstrual, a dificuldade ou a falta de acesso por crianças, adolescentes, mulheres e demais pessoas que menstruam e que estejam em vulnerabilidade social e econômica.

O texto prevê a promoção do acesso à informação e educação sobre a menstruação e sobre o uso de itens como absorventes, coletores ou outros produtos menstruais. A lei entrou em vigor no município a partir da publicação.

Saiba mais:
– Prefeito veta projeto de lei para erradicação da pobreza menstrual em Joinville
 Entenda o que é pobreza menstrual e como afeta a população de Joinville

Relembre o trâmite

O projeto de lei começou a ser discutido em uma sessão ordinária no mês de novembro de 2021. Os vereadores de Joinville aprovaram na ocasião o projeto de lei, de autoria da vereadora Ana Lucia Martins (PT). Tendo apenas um voto contrário.

Em janeiro de 2022, o projeto foi vetado pelo prefeito Adriano Silva. No ofício, Adriano alegou que o projeto de lei trata de forma genérica e dúbia o tema. Não deixando claro como serão realizadas as distribuições e de onde sairão os recursos para custear os produtos.

A vereadora Ana Lucia Martins (PT), explicou que as fontes de recursos não foram apontadas, pois, quem decide como e onde é o prefeito. Em publicação nas redes sociais, Ana também fez uma crítica à decisão.

No início de fevereiro, os vereadores de Joinville derrubaram o veto da prefeitura para o projeto. Foram 15 votos contra quatro favoráveis a manutenção do veto. Agora, cabe ao município decidir as diretrizes.

Leia mais em:
— VÍDEO – Motorista de carreta morre após tombamento na BR-376, na divisa entre SC e PR
— Idoso é preso suspeito de estupro contra menina de 8 anos em Rio Negrinho
— Obituário de Joinville: confira falecimentos de hoje e dos últimos dias


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo