+

Maior subestação de energia de Joinville é inaugurada no Boa Vista

Subestação atenderá mais de 120 mil consumidores

Maior subestação de energia de Joinville é inaugurada no Boa Vista

Subestação atenderá mais de 120 mil consumidores

Fred Romano

A nova Subestação e Linha de Distribuição do bairro Boa Vista, que será a maior da região de Joinville, foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 14. Com um investimento de R$ 52 milhões, a subestação atenderá 124.520 consumidores da cidade.

Segundo Wagner Vogel, gerente regional da Celesc em Joinville, o principal papel da mega subestação, localizada na rua Albano Schmidt, é formar um anel entre as subestações que já existem na cidade. A linha de distribuição do bairro vai se conectar com o da Tupy e do Paranguamirim.

Deste forma, quando houver algum evento extraordinário em alguma, outra subestação pode compensar e alimentar os consumidores das regiões que seriam afetadas.

Leia também: Joinville é segunda cidade que mais consome energia residencial em Santa Catarina

Outro papel importante da subestação, conforme Wagner, é liberar a subestação Joinville 3, localizada no Bucarein. O espaço está sem capacidade de atender novos consumidores, pois tem uma estrutura antiga. A ideia é que a subestação do Boa Vista absorva uma parte desse trabalho. Daqui mais de dez anos, a subestação Joinville 3 deve ser desativada.

Além disso, a subestação do Boa Vista permitirá que a região do bairro e vizinhos possam se desenvolver. O espaço deve oferecer três níveis de tensão, 138 mil volts, 69 mil volts e 13,8 mil volts. Ao total, são 93 mil kilovoltampere (kVA), a maior potência da região.

De acordo com o coordenador regional da Celesc, quem mora em um raio de 2 km da subestação terá a melhor energia da cidade e dificilmente ficará sem energia.

Inauguração

A cerimônia de inauguração e início da operação da subestação contou com a presença do prefeito e da vice-prefeita de Joinville, Adriano Silva (Novo) e Rejane Gambin (Novo), dos deputados estaduais Matheus Cadorin (Novo), Maurício Peixer (PL) e Sargento Lima (PL), dos deputados federais Darci de Mattos (PSD) e Zé Trovão (PL). Além deles, o vereador Henrique Deckmann (MDB) também foi convidado ao palco para representar a Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ).

O governador Jorginho Mello foi ausência na cerimônia. Devido ao mau tempo em Florianópolis, o governador não conseguiu decolar. Jorginho precisou se deslocar para Joinville de carro e deve participar da Festa das Flores.

O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, agradeceu ao prefeito de Joinville pelo apoio na obtenção das licenças necessárias para a subestação. “Aqui é um local muito estratégico para atender o Boa Vista e o Centro. Esta subestação aqui dá muito mais qualidade, mais segurança e maior oferta de energia”, comenta.

O prefeito Adriano elogiou o gerente regional Wagner por liderar as audiências públicas realizadas para debater a construção da subestação. Ao todo, foram sete audiências realizadas em conjunto com a Câmara de Vereadores.

“Joinville é uma cidade industrial que vem crescendo o seu PIB. A oferta de energia se faz extremamente necessária para a manutenção dos empregos e para o poder de investimento dessas empresas”, comenta o prefeito.

O prefeito também agradeceu à Celesc pela limpeza das fiações antigas nos postes de Joinville. O deputado Matheus Cadorin citou que há um esforço para tornar Santa Catarina no estado pioneira na limpeza dos cabos não utilizados.

Colaborou: Isabel Lima

Leia também:
1. Empresa de Joinville atinge receita de R$ 3 bilhões no terceiro trimestre de 2023
2. Casal mata filha recém-nascida e esconde corpo no assoalho de casa, no Oeste de SC
3. Tempo em Joinville: veja previsão para esta terça-feira e para feriado de Proclamação da República
4. Parada de Natal: caminhão com Papai Noel passará em bairros de Joinville; saiba quando
5. Agência bancária é furtada no Boehmerwald, em Joinville


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo