Manifestação contra pobreza menstrual acontece neste sábado, em Joinville
Ato é organizado pelo projeto MenstruAção
Ato é organizado pelo projeto MenstruAção
Uma manifestação contra a pobreza menstrual será realizada em Joinville neste sábado, 28. O ato, para lembrar o dia internacional da higiene menstrual, acontece na Praça da Bandeira, no Centro, entre 8h30 e 10h.
Na ocasião, os ativistas vão mostrar a importância do setor público e da sociedade olharem para o problema da pobreza menstrual, que atinge menstruantes de extrema pobreza na cidade. De acordo com dados do Cadastro Único, Joinville tem mais de 26 mil pessoas em situação de extrema pobreza. Os números são de janeiro de 2022.
Outra questão a ser abordada no ato é a cobrança da implementação da lei 9.117, que trata da Erradicação da Pobreza Menstrual em Joinville, publicada no Diário Oficial do Município em fevereiro deste ano.
“Até o momento, não vimos nenhuma movimentação da Prefeitura de Joinville no sentido de colocar a lei em prática e promover alguma ação que contribua para a erradicação da pobreza menstrual na cidade. O governo do estado já começou a distribuir absorventes para estudantes da rede estadual e o mesmo acontece na Prefeitura de Florianópolis. Entretanto, em Joinville, as pessoas menstruantes em situação de extrema pobreza não têm nenhuma atenção do poder executivo municipal”, alega Elis da Nhaia, do Projeto MenstruAção.
O projeto atua na conscientização sobre higiene menstrual e promove a distribuição de absorventes, recebidos por meio de doação. Desde junho de 2021, a iniciativa já distribuiu mais de 16 mil absorventes na cidade.
“O não acesso a absorventes menstruais prejudica o desenvolvimento de mulheres e homens transgêneros, que deixam de frequentar a escola ou o trabalho por falta de um item que todo mundo acredita ser muito barato”, complementa Elis.
Durante o ato, às 9h30, haverá uma roda de conversa sobre o poder da menstruação, com a terapeuta e doula Aline Melo.
Leia também:
— Suspeito de furtar armas e coletes de agência bancária é preso em Joinville
— Fundador de restaurante na zona leste de Joinville morre aos 73 anos
— Joinville amplia vacinação contra gripe e sarampo
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: