Massa de ar polar traz neve a 23 municípios e recorde de frio no ano em Santa Catarina
Menor temperatura foi de -8,6 °C, batendo recorde
Menor temperatura foi de -8,6 °C, batendo recorde
Voltou a nevar em Santa Catarina nesta quarta-feira, 27. Moradores e turistas puderam conferir a queda dos flocos de neve e a paisagem coberta de branco em 23 municípios catarinenses.
O fenômeno climático foi registrado entre o fim da tarde e a noite desta quarta-feira, 28, e madrugada desta quinta-feira, 29. A intensa onda de frio, provocada por uma massa de ar polar, trouxe, além da neve, geada e temperaturas negativas. Ao todo, 61 municípios registraram temperaturas abaixo de 0 °C.
Em Bom Jardim da Serra os termômetros marcaram -8,6 °C, a menor temperatura registrada no Brasil neste ano. O recorde anterior era de -8,2 °C registrado em 20 de julho, em Urupema, conforme medição do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins informou que a temperatura vai continuar baixa nesta quinta e sexta-feira. “Na próxima madrugada teremos novamente a formação de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul. Quando temos um dia ensolarado e sem umidade, o que se forma é a geada. A condição de frio intenso vai perder força no final de semana, quando deve voltar a chover”, diz.
O diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, Daniel Dutra, salientou que os órgãos estaduais estão sob aviso para prestar, caso necessário, apoio aos municípios, e pontuou algumas recomendações que podem ser seguidas para evitar situações de risco. “É preciso reforçar a atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e moradores de ruas. Os animais de estimação também precisam de cuidados especiais; assim, é recomendado que sejam abrigados durante a noite”, explicou.
Ele reforçou ser importante manter-se aquecido, mas evitar técnicas que possam colocar as pessoas em risco, como acender churrasqueiras ou latas com combustíveis em casa. “Este procedimento pode provocar incêndios, queimaduras, ou causar a morte devido à inalação de monóxido de carbono.”
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: