+

Médica criadora do incentivo ao aleitamento materno recebe título de cidadã honorária de Joinville

Pernambucana foi responsável por diversas iniciativas voltadas ao bem-estar dos pacientes

Médica criadora do incentivo ao aleitamento materno recebe título de cidadã honorária de Joinville

Pernambucana foi responsável por diversas iniciativas voltadas ao bem-estar dos pacientes

Isabel Lima

A médica pernambucana Raquel da Rocha Pereira recebeu da Câmara de Vereadores de Joinville o título de Cidadã Honorária nesta quarta-feira, 5. A honraria é entregue a nascidos fora de Joinville com trabalhos em benefício da cidade.

Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas (Fesp) da Universidade Estadual de Pernambuco, em 1976, Raquel tem especialização em anestesiologia. Ela se destacou em Joinville por criar o programa de Incentivo ao Aleitamento Materno, “Mãe Coruja”, e a implantação do Centro Hospitalar da Unimed.

A homenagem foi proposta pelo vereador Kiko do Restaurante (PSD), que ressaltou os grandes feitos de Raquel na cidade e o legado que ela deixa nos pacientes que já tratou.

Raquel, ao centro, posa diante de faixa de parabenização. Foto: Mauro Schlieck/CVJ

Conheça Raquel da Rocha Pereira

Nascida em Recife, em Pernambuco, Raquel chegou a Joinville em 1978, com o marido e também médico Altair Carlos Pereira. Ambos são anestesiologistas. O casal teve dois filhos e uma neta nesses 45 anos na cidade.

Raquel se especializou em Anestesiologia e Acupuntura, com extensão na área de atuação em Dor pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Pós-graduada em Saúde Pública e Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto, obteve a certificação em Aleitamento Materno em 1988 pelo instituto especializado no tema, nos Estados Unidos.

Em 2010, concluiu o Mestrado em Saúde e Meio Ambiente, pela Univille.

Assim que chegou a Joinville, Raquel se associou à Sociedade Joinvilense de Medicina. Em 1980, se uniu ao Serviço de Anestesiologia de Joinville, atuando como médica anestesiologista e preceptora da Residência Médica por várias décadas.

Nesta função, ela trabalhou na Maternidade Darcy Vargas. Em 1993, foi eleita pelos funcionários da maternidade como diretora superintendente, com o aval do então prefeito de Joinville, Wittich Freitag, que delegou esse direito aos profissionais da instituição.

Conhecida pela forma inovadora e ousada de trabalhar, Raquel adotou o modelo de gestão participativa, com foco na assistência através do parto humanizado sem dor, com a participação do acompanhante e o contato pele a pele na primeira hora pós-parto.

Ela criou o Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno, “Mãe Coruja”, que deu visibilidade nacional à maternidade de Joinville. Nesse período, o local foi incluído nas diretrizes de assistência ao parto e nascimento pelo Ministério da Saúde.

Raquel dirigiu a Maternidade Darcy Vargas de 1993 a 1999. Em 2000, se aposentou, mas continuou envolvida e atuante com as bandeiras aleitamento materno e humanização do parto.

Títulos e reconhecimentos

A médica coleciona títulos na rede pública e privada, como a condecoração que a Maternidade Darcy Vargas recebeu de Hospital Amigo da Criança pela Unicef, o título de Maternidade Segura pela Febrasgo e OMS.

Raquel obteve também o primeiro lugar no concurso da Revista Crescer em 1998, levando a Maternidade Darcy Vargas a ser vencedora entre as melhores maternidades públicas e privadas do país.

Já no cooperativismo médico, a pernambucana foi vice-presidente da Unimed. Em 1999, foi responsável pela implantação do Centro Hospitalar da Unimed em Joinville, inaugurado em março de 2001, onde foi a primeira diretora. Ela ficou no cargo até 2005.

Por suas relevantes contribuições na anestesia obstétrica e dor, Raquel tornou-se referência brasileira e exerceu o cargo de presidente do Comitê de Anestesia Obstétrica da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

Também atuou como professora convidada no Curso de Medicina da Univille. Foi condecorada pela Assembleia Legislativa de SC com a Medalha Antonieta de Barros e o Prêmio Jean Harris pelo Rotary Internacional.

Leia também:
1. Programação da segunda edição da festa junina na praça de Joinville é confirmada
2. Padre da Diocese de Joinville é nomeado bispo de Rio do Sul pelo Papa Francisco
3. VÍDEO – Menino solta balões após encerrar tratamento contra leucemia em Joinville
4. JEC contrata jovem italiano para categorias de base; conheça jogador
5. Thiaguinho fará show da turnê Sorte em Joinville


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo