Ministério da Saúde define esta semana calendário de vacinação contra dengue

Em Joinville, já foram registradas quatro mortes

Ministério da Saúde define esta semana calendário de vacinação contra dengue

Em Joinville, já foram registradas quatro mortes

Agência Brasil

O Ministério da Saúde definirá esta semana o calendário de vacinação contra a dengue, segundo informou a ministra Nísia Trindade, nesta segunda-feira, 5. O governo já havia divulgado que a imunização, inicialmente de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, começa neste mês nos municípios selecionados.
Em Joinville, já foram confirmadas quatro mortes pela doença. A mais recente foi registrada nessa segunda. A vítima era uma idosa, de 89 anos, moradora do bairro Iririú. Com comorbidades, ela faleceu no dia 31 de janeiro.

“Hoje, nós vamos trabalhar com a faixa de 10 a 14 anos de idade naqueles municípios que apresentaram, nos últimos anos, o quadro mais intenso de dengue e também onde circula mais o sorotipo 2, que é aquele que está muito associado a essa explosão de casos que temos visto em algumas cidades e, muitas vezes, com agravamento”, disse a ministra.

Destacou, a seguir, que a vacina é um instrumento importante na luta contra a dengue, mas que ela não terá um efeito imediato. Por isso, ressaltou, a eliminação de água parada dentro das casas, que são focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, é fundamental para a prevenção da doença.

“Neste momento, ela [a vacina] não oferece uma resposta para a situação atual porque ela é aplicada com o intervalo de três meses, já que é uma vacina de duas doses. Ela é muito importante, mas será uma estratégia progressiva para ter um impacto que a gente espera de controlar a dengue e, no futuro, não ter mais a dengue como um problema tão importante de saúde pública”, explicou.

Leia também:
1. Multinacional abre inscrições para curso de capacitação em Joinville
2. Polícia Civil abre inquérito para investigar morte de piloto após queda de ultraleve no Litoral Norte
3. “Vítima é o próprio Detran”: polícia revela novos detalhes sobre esquema de fraude em Joinville
4. Emissão de carteiras de identidade em Joinville bate recorde em 2023
5. Museu Nacional de Imigração e Colonização reabre em Joinville


Assista agora mesmo!

COUVE-FLOR RECHEADA: FORMA GOSTOSA DE COMER LEGUMES:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo