Alguns alimentos têm o poder de fazer uma verdadeira limpeza no organismo. Já outros, dificultam o processo de emagrecimento e de detox. Tome cuidado porque existem muitas promessas por aí de alimentos que ajudam a emagrecer, remédios, dietas e até mesmo receitas milagrosas que circulam na internet e podem ser uma cilada na sua vida.
Saiba que é muito importante desenvolver bons hábitos alimentares e praticar atividade física para manter o peso ideal com saúde. Se o seu desejo é emagrecer, é preciso investir nos alimentos naturais e reduzir o consumo de alimentos refinados, processados, doces, açúcares e frituras. O ideal é consumir alimentos que melhoram o funcionamento do metabolismo, trazem saciedade, combatem retenção de líquidos e melhoram o funcionamento do intestino.
Confira uma lista de oito alimentos que ajudam na dieta de emagrecimento com saúde e que podem ser inseridos em diversas refeições. Lembrando que, para montar uma alimentação ideal e completa, é preciso consultar uma nutricionista.
1. Oleaginosas
Castanha-do-Pará: Essa oleaginosa conta com quantidades significativas de magnésio e selênio, que são ótimos antioxidantes.
Castanha de caju: fonte de zinco, vitamina E, proteínas e gorduras monoinsaturadas.
Amêndoa: É uma boa fonte de proteína e possui alta concentração de fibras, vitamina E, potássio, cálcio e gordura monoinsaturada. Em relação às outras oleaginosas, ela é a que possui menos calorias.
Nozes: Rica em vitamina E, magnésio, zinco, potássio e vitaminas do complexo B.
Macadâmia: Contém ômega-7, que ajuda no metabolismo da gordura e a reduzir o apetite.
2. Feijão
O feijão é fundamental para quem quer emagrecer pois é rico em fibras que regulam o trânsito intestinal, aumentando a sensação de saciedade, ou seja, tira a fome e evita deslizes na dieta. Se for combinado com arroz, ainda se torna uma proteína completa para nutrir seu corpo.
3. Abacate
O abacate é fonte de ômega 6, ômega 9 e ômega 7. Esses nutrientes mantêm o equilíbrio no organismo, auxiliando na redução de gordura corporal. Além disso, ele pode ser incluído na dieta porque é rico em fibras, o que garante o funcionamento do intestino, além de saciar a fome.
4. Aveia
A aveia é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar, é rica em vitaminas do complexo B e E, minerais como potássio, fósforo e magnésio, carboidratos, proteínas, fibras e antioxidantes, o que traz muitos benefícios à saúde como perda de peso.
5. Folhosos
São uma excelente fonte de fibra, o que é bom para o funcionamento do intestino e no prolongamento da saciedade, ajudando a reduzir a vontade de doces. As hortaliças verdes e folhosas geralmente são ricas em vitaminas (A, D, E, K, C, vitaminas do complexo B, incluindo ácido fólico), fibras e sais minerais como potássio, magnésio (importantes para o processo de relaxamento), sódio, cálcio, ferro, zinco, cromo e selênio, além de carotenoides (vitamina A).
6. Pêssego
Devido ao seu baixo teor de calorias, à grande quantidade de fibras e à sua doçura, o pêssego sacia rapidamente, controlando a fome e auxiliando, assim, na perda de peso. Por isso, é considerado um excelente aliado em dietas de emagrecimento.
7. Iogurte natural
Os iogurtes integrais ajudam a controlar a fome, além disso, fornecem proteínas, gorduras boas, são probióticos naturais sem aditivos, rico em nutrientes como, vitaminas do complexo B, cálcio e outros minerais. O iogurte é uma ótima maneira de perder peso sem passar fome. O cálcio e a proteína, além de auxiliarem na redução da gordura, aumentam os resultados do treinamento de força, além de melhorar a saúde intestinal.
8. Arroz integral
O arroz integral é rico em fibras, e como você já leu, as fibras auxiliam no funcionamento do intestino, suas fibras também promovem uma sensação de saciedade, e, consequentemente, você comerá menos, um poderoso aliado, não é mesmo? Sua combinação com feijão o torna uma proteína completa, que auxilia na nutrição do organismo e no processo de emagrecimento.
Existem alimentos que você precisa tomar cuidado ao inserir na alimentação, tendo precaução de não exagerar na frequência. Eles não estão proibidos, mas contêm ingredientes prejudiciais à saúde a longo prazo, modificando o comportamento celular do corpo. São eles:
– Conservas de salada em abundância
– Extrato de tomate com aditivos alimentares
– Toucinho, presunto e mortadela
– Sardinha e atum enlatados
– Biscoitos recheados, sorvetes, balas e guloseimas
– Cereais com adição de açúcar
– Macarrão tipo miojo e sopas instantâneas
– Molhos prontos com aditivos alimentares
– Iogurte adoçado e bebidas lácteas
– Nuggets de mercado
– Salsicha e embutidos
– Refrigerantes e refrescos
– Produtos com ingredientes, como: com ingredientes, como: gordura vegetal, hidrogenada, açúcar, amido, soro de leite, emulsificantes e aditivos
Com moderação podemos tudo. Não esqueça disso, procure auxílio da nutricionista para realizar um planejamento perfeito para você.
Nutricionista Amanda Fuckner Meira
CRNSC – 7298