A retenção de líquidos é um problema bem comum, principalmente no verão. Ela acontece quando há um acúmulo de água em excesso dentro dos tecidos do organismo, provocando o inchaço nas pernas e nos pés no final do dia, nos olhos, em áreas específicas (barriga, pescoço) ou mesmo no corpo todo. No consultório, aumentam as dúvidas para reduzir o inchaço no verão. Para atacar, precisamos ir para o básico, para não ficar somente remediando com as medicações.
Seguem algumas dicas para evitar a retenção de líquidos ou tratá-la:
1. Beber água
Se o organismo não recebe, ele estoca. Você precisa ter constância na ingestão de água. Aumentar aos poucos é uma boa opção para evitar retenção, e claro, tomar a quantidade correta para o seu corpo e todos os dias, para que seu corpo não fique no modo alerta, estocando toda água que entra porque pode ter escassez depois.
2. Diminuir o sal adicionado às preparações culinárias
O sódio se liga à água no corpo e ajuda a manter o equilíbrio de fluidos tanto dentro como fora das células. Se você costuma comer refeições com bastante sal (ou produtos alimentícios com alto teor de sódio), como muitos alimentos processados, seu corpo pode reter líquido. De fato, esses alimentos são a maior fonte de sódio.
Mas não diminua a quantidade de sal consumida de uma única vez, de forma radical. O ideal é reduzir gradualmente a adição de sal às preparações. Desta forma o paladar se adapta com mais facilidade e você em pouco tempo passará a sentir melhor o sabor dos alimentos e adição de sal não será mais tão necessária.
3. Aumentar a ingestão de alimentos fonte de magnésio
O magnésio age em diversas funções no organismo, uma dessas funções é dilatar as artérias, veias e linfas, melhorando a circulação e reduzindo a retenção de líquido.
As fontes são: abacate, nozes, amêndoas, leguminosas, chocolate amargo, semente de abóbora.
4. Praticar atividade física
O motivo é a contração muscular proporcionada pelo exercício, que facilita a circulação sanguínea. Além disso, a transpiração causada pelos exercícios também ajuda na eliminação da retenção hídrica.
5. Experimentar chás com propriedades diuréticas (se não houver contraindicação)
Esses chás são excelentes antioxidantes, auxiliando na redução de inflamação do corpo, e ainda aumentam a produção de urina, reduzindo a retenção hídrica.
São eles: chá de salsinha, chá de cavalinha, chá de hibisco, chá de dente-de-leão, chá de funcho e eu não poderia deixar de citar o chá-verde.
6. Consumir frutas e vegetais diuréticos
Pelo seu alto teor de água, essas frutas e vegetais auxiliam o seu corpo a se manter hidratado, além de serem fonte de fibra, retardando a entrada da glicose no sangue e auxiliando o intestino a funcionar muito bem.
São eles: melão, melancia, pepino, abacaxi, limão, frutas vermelhas, beterraba, berinjela etc.
7. Evitar o consumo de carboidratos refinados
Comer carboidratos refinados gera aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue. E para retirar toda essa glicose do sangue, o corpo aumenta os níveis de insulina. Níveis altos de insulina fazem com que o corpo retenha mais sódio, aumentando a reabsorção de sódio nos rins, aumentando a retenção. Os refinados também são pouco nutritivos. Por isso, uma dieta baseada nestes alimentos terá um baixo consumo de fibras, vitaminas e minerais. Ou seja, não irá fornecer os nutrientes de que o corpo precisa.
Nutricionista Amanda Fuckner Meira
CRNSC – 7298