O que é preciso fazer para emagrecer em 2023? Começamos um novo ano com novas expectativas para alcançar a meta. Uma motivação para isso pode ser entrar na sua calça preferida que talvez não sirva mais, aumentar sua autoestima em relação ao corpo ou até mesmo melhorar a disposição para a correria do dia a dia.

Não importa a motivação, se você listou “ter mais saúde” nas resoluções para esse ano, precisa dar uma olhada na checklist que criei com sete orientações que você não pode deixar passar para realmente atingir seus objetivos.

1. Disciplina

Esse elemento é muitas vezes subestimado, mas tem papel determinante em uma mudança de hábitos. Comumente confundida como algo ruim, a disciplina é o que realmente te move e dá sentido para sua jornada. Tende a ser muito particular pois o que te tira da cama para ir a academia ou fazer uma caminhada é o exercício da disciplina. Se dependêssemos de motivação, estagnaríamos à medida que ela vai se perdendo ao longo do caminho. No final o que fica é a disciplina, que pode ser muito prazerosa quando você ressignifica o seu sentimento pelo hábito que está aplicando essa ferramenta de ouro. Algo importante a falar é que se a sua disciplina for baixa, você deverá iniciar com pequenas metas para não sobrecarregar sua mente e desistir no meio do caminho.

2. Consistência

É ter a mentalidade e disciplina trabalhados a cada dia para vencer obstáculos como preguiça e sabotadores internos (que para você nunca são sabotadores, mas uma verdade em que acredita) e seguir o planejamento feito. Todos nós teremos, no decorrer do ano, percalços que afetarão nossa frequência de treinos ou o seguimento da dieta. O problema é quando situações cotidianas se tornam desculpas para você sair do plano. A constância é você não desistir, nem que tenha que dar passos de formiga, mas é aos poucos até chegar lá, afinal, você tem 365 dias para realizar esse feito.

3. Metas realistas

Se você não se alimenta de forma saudável e do nada faz uma dieta low carb, da sopa, da lua, da berinjela e qualquer outra na tentativa de emagrecer, só está tentando alcançar Marte, ao invés de primeiro tentar a Lua.

Metas realistas podem ser mais demoradas no emagrecimento, mas criam disciplina e constância, trazendo o resultado aguardado. Então metas de curto, médio e longo prazo precisam ser estabelecidas para que você não desanime com algo que esteja muito distante de ser atingido.

Se você não bebe a quantidade de água suficiente, inicie aumentando aos poucos e vá criando o hábito, se não consome frutas diariamente, inicia criando o hábito de todos os dias comer uma. Se precisa emagrecer 10 quilos (nunca mire seu emagrecimento no peso), fracionar esse objetivo em buscar perder os primeiros 2 quilos tornará o processo mais tangível e dará maior satisfação à medida que as pequenas metas forem cumpridas.

4. Treino

O treino acelera o processo de emagrecimento e molda seu corpo à medida que vai eliminando as famosas gordurinhas. É indispensável treinar se você quer ter uma vida saudável. Caso você sinta-se perdido em como realizar isso, procure um educador físico para te auxiliar.

5. Planejamento e organização

Se você não planejar sua vida, outros a farão por você, e assim nunca terá “tempo” para realizar os seus projetos de vida saudável. Planejar a semana envolve liberdade, é você saber o que vai comer, quando comer, o que precisa estar pré-preparado para facilitar a sua vida, é não dar lugar às desculpas, é ser livre.

Então planeje a semana de alimentação e treinos, planeje as compras, o que deve ser preparado com antecedência para facilitar e o que não pode faltar, coloque em prática.

6. Adaptabilidade

Nenhuma dieta é perfeita o suficiente para através de um único plano alimentar resolver o problema em questão. Nesse sentido, a dieta precisa ser constantemente adaptada à sua realidade e suas respostas individuais. É muito comum nos chamar atenção a dieta de outros, principalmente se possuem bons resultados, sendo que o mais importante do processo é o quanto analisamos a resposta de cada um para criar um estímulo que respeite o seu ritmo de evolução, e não o contrário onde você que precisa se adaptar a um modelo de dieta engessado (o que é extremamente comum de acontecer) porque dá resultado rápido, mas que você sofre muito mais também.

7. Alimentação

Mais do que seguir dietas, é buscar entender cada vez mais sobre as suas escolhas nutricionais para fornecer o combustível necessário para as transformações que você busca. Todo mundo acha que se alimenta bem, porém a indústria alimentícia nos empurra cada opção transvestida como saudável quando na realidade passa longe disso.

Sair do entendimento básico sobre carboidratos, proteína e gordura e aprender cada vez mais sobre os alimentos é algo que todos nós devemos fazer. E claro, ter acompanhamento de uma nutricionista que te entende e te vê como um ser humano que tem preferências e vontades.

Vamos colocar em prática?

Nutricionista Amanda Fuckner Meira
CRNSC – 7298