O que comer em caso queda de cabelo em excesso e unhas fracas? A queda de cabelo normalmente não é um sinal ruim, pois é normal a perda de 60 a 100 fios de cabelo por dia, especialmente durante as épocas mais frias do ano. Nestas épocas, por causa do frio, o cabelo cai com mais frequência porque a raiz do cabelo é menos irrigada por nutrientes e sangue. No entanto, essa queda deve diminuir em épocas do ano mais quentes.

Já as unhas fracas e quebradiças podem surgir devido ao contato direto das mãos com produtos químicos, como detergentes ou acetona, que podem levar ao ressecamento das unhas, ou devido ao hábito de roer unha, não sendo motivo de preocupação.

No entanto, a queda de cabelo excessiva e unhas fracas, ressecadas e quebradiças também podem ser sinal de problemas de saúde, como deficiências de vitaminas e minerais, anemia, problemas na tireoide ou alterações na circulação, Covid-19, desnutrição, e pós-bariátrica, sendo geralmente acompanhadas de outros sintomas, como fraqueza, cansaço excessivo, ressecamento da pele ou inchaço nos dedos.

Recebo muitos clientes queixando-se de unhas fracas e cabelos caindo em excesso. Com isso, vale ressaltar que se a pessoa não tiver um bom aporte de alimentos saudáveis, os sintomas só vão piorar, e muitas das vezes os medicamentos utilizados no tratamento demorarão a fazer efeito.

Por isso, trouxe para você os alimentos cruciais para ter no seu consumo diário quando estiver com unhas fracas e cabelos caindo em excesso.

1. Alimentos fonte de ferro

Folhosos verdes escuros, brócolis, tofu, feijões, semente de abóbora, todos os tipos de carnes.

2. Alimentos fonte de zinco

Ostras, camarão, carnes bovinas, frango, peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e batatas.

3. Alimentos fonte vitamina B3 (niacina)

Arroz, frutas, batata doce, leite, ovos, fígado.

4. Alimentos fonte de vitamina B6 (piridoxina)

Vísceras, carnes de aves, atum, leite, feijões, gérmen de trigo, legumes, banana, aveia.

5. Alimentos fonte de biotina

Gema de ovo, vísceras, tomate, feijões, nozes, ervilha, cogumelos, alcachofra.

6. Alimentos fonte de colina

Gema de ovo, óleo de peixe, fígado.

Adicionar essas fontes de nutrientes importantes no combate à queda de cabelo intensifica o tratamento. Uma avaliação com a nutricionista é bem importante para encaixar a quantidade desses nutrientes de forma harmoniosa na sua alimentação e prescrever suplementação se necessário.

Nutricionista Amanda Fuckner Meira
CRNSC – 7298