Você talvez já tenha passado por inúmeras dietas de emagrecimento e desistido na metade do percurso. Em muitos casos, são anos na guerra contra a balança tentando praticar atividade física e ter uma boa alimentação, mas chega determinado período que você “não aguenta mais” e desiste.
O que pode estar acontecendo é que você está dominado pelos sabotadores do emagrecimento. Já ouviu falar deles? Para que você compreenda é preciso te contar que por mais que você siga uma dieta nutritiva e treine, existem inimigos ocultos que podem atrapalhar seu processo, com isso, vamos conversar sobre cinco de vários sabotadores do emagrecimento.
1. Fases
Você tem mania de comer determinado alimento por um período porque é saudável e do nada enjoa de forma que não consegue ver esse alimento na sua frente? Você pode ter esse sabotador. Ele geralmente se dá nas dietas sem muitas variedades. O que mais recebo reclamação é de ter que comer ovo todo dia no café da manhã em determinada dieta que fez.
O que fazer para não enjoar da dieta? Observe quais refeições você mais se sabota e diversifique as preparações para que isso não ocorra. Se não tiver criatividade, procure um nutricionista para te auxiliar.
2. Merecimento
Você já se viu falando a famosa frase “eu mereço”? Quem tem esse sabotador adora se recompensar com comida, não importa se está feliz ou triste, a recompensa vem, e geralmente acompanhada de justificativas para a ação. “Eu mereço porque treinei”; “eu mereço porque briguei com meu marido”; “eu mereço porque meu dia foi estressante”; “eu mereço porque não comi nada fora da dieta hoje”, e por aí vão as justificativas para a consciência não pesar.
Não tem problema você comer algo para comemorar determinada situação, o problema está justamente na motivação de se fazer isso, portanto, observe quais têm sido as suas motivações para se presentear e a frequência desses merecimentos.
O que fazer para combater o merecimento exagerado? Primeiro, não fique muitas horas sem comer. Faça seus horários de refeições, se programe e leve uma comida saudável e gostosa. Segundo, quando chegar em casa, mesmo com a emoção gritando, coma algo nutritivo e gostoso. Você verá que o sentimento de merecimento vai reduzir ou sumir porque você “matou” sua fome. Terceiro, cuidado com aplicativo de comida do celular e suas notificações, se isso te faz perder o controle então desinstale.
3. Comparação
Não é difícil ter esse sabotador, principalmente com as redes sociais em alta, onde as pessoas sempre aparecem com um corpo, pele e vida incríveis, e quando olhamos para a nossa vida, parece que a grama do vizinho é mais verde e frutífera.
Algo importante a se dizer sobre isso é que o excesso de comparação é o caminho perfeito para a infelicidade, pois faz você se sentir inferior e muitas vezes injustiçado, te levando muitas vezes a estagnar na vida.
O que fazer se eu me comparo de forma negativa com os outros? Trace o seu caminho, pense que o que você vê por aí é o resultado do esforço de alguém, então olhe para você e siga de acordo com o que consegue hoje, porque os resultados virão de acordo com a sua dedicação. Pense também que você é único, que você foi feito de forma perfeita, com seus pontos fortes e pontos fracos, e é especial dessa forma única.
4. Crítica
Você não sabe receber críticas? Esse sabotador pode estar te incomodando nas tentativas de emagrecer. E você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com emagrecimento? Você já viu aquela pessoa que quando ficam criticando-a por estar comendo alimentos que não estão na dieta, fica tão chateada que desanima, acaba acreditando que realmente está fazendo tudo errado, e com o tempo abandona tudo?
Receber críticas nunca foi fácil, mas se não aprendermos a peneirar o que as pessoas falam e lidar com as críticas, sempre iremos nos ofender e isso tornará o emagrecimento sempre um desafio.
O que fazer então se alguém me criticar por estar comendo algo fora da dieta? Primeiro, entenda bem o seu objetivo, alinhe isso com a nutricionista para que você saiba até onde é saudável ir e para que quando alguém te criticar você esteja em paz porque sabe que o que te é lícito. Segundo, não leve para o lado pessoal, as críticas das pessoas geralmente refletem sobre elas mesmas e você não tem poder sobre o que o outro pensa ou como age. Terceiro, ouça, procure valor na fala e filtre o que é bom para você, muitas vezes as críticas acabam mal interpretadas pela dificuldade das pessoas de se expressarem, e se não tiver nada bom para extrair jogue fora.
5. Fome emocional
Esse vilão é terrível e muito presente. O que acontece é que muitas pessoas acabam descontando na comida picos de emoções e estresses gerados ao longo dos dias, semanas, meses e anos não tratados.
A fome emocional é um comer transtornado, é um exagero sem limites, é você comer o que vê pela frente e aquilo não te satisfazer. É muitas vezes você acordar de madrugada angustiado e “assaltar” a geladeira em busca de algo que você nem sabe o que é.
É uma angústia seguida de vontade de comer algo que você não consegue identificar, só “precisa”. A busca sempre é por encontrar alívio, conforto, alegria, bem-estar, e por fim, acaba resultando em muito mais sentimentos ruins, porque além dos problemas externos, você exagerou na quantidade dos alimentos e acrescentou culpa nessa caixinha de frustrações.
O que fazer com essa fome emocional que está me atrapalhando? Busque auxílio psicológico para entender como resolver seus problemas externos. Se não houver uma mudança na sua mentalidade, você continuará no efeito sanfona. Sempre lembre disso quando estiver na angústia para comer de forma transtornada: pare, pense e reflita. Emoção assumida não vira comida.
Toda pessoa terá ao menos um sabotador gritante, e que ao longo da vida poderá mudar para outro. Identificar e se abrir para a mudança é muito importante. Se você for uma pessoa de fases, se acredita que “merece” comer o tempo inteiro, que vive se comparando e/ou se criticando ou que come de forma emocional, com uma boa orientação psicológica e nutricional você conseguirá vencer e obter o emagrecimento desejado.
Não desista de você.
Nutricionista Amanda Fuckner Meira
CRNSC – 7298