MP investiga se testes de Covid-19 foram descartados por má conservação da Prefeitura de Joinville
Ao todo, 175 kits de exames PCR foram descartados após queda de energia em unidades de saúde
O Ministério Público (MPSC) instaurou notícias de fato para apurar se 175 kits de testes PCR para Covid-19 foram descartados pela Prefeitura de Joinville por má conservação. A situação ocorreu em dezembro.
Em resposta a um pedido de esclarecimento feito pelo MPSC, o município afirmou que a conservação dos exames ficou comprometido após uma queda de energia no Hospital Bethesda e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste, que guardavam os testes. “Como não havia certeza da temperatura que o refrigerador ficou e o tempo, não podemos utilizar esses meios”, justificou o município.
Agora, o MPSC quer apurar quando e por que ocorreu a queda, por quanto tempo durou, se há gerador em ambos os locais e, caso positivo, por que não foram acionados no dia da queda de energia.
Além disso, o órgão quer que o município esclareça se confirmou com ambas unidades de saúde, Hospital Bethesda e UPA Leste, qual era a temperatura em que os kits ficaram durante a queda de energia, antes de descartá-los.
A partir das novas respostas da prefeitura, o MPSC deve avaliar se vai iniciar ou não uma investigação de improbidade administrativa. O caso se encaixa neste tipo de crime por causar lesão dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens públicos.
O que diz a Prefeitura de Joinville
Em nota, a Prefeitura de Joinville, é normal para este tipo de insumo que haja uma quebra técnica de até 5%. No caso da cidade, o valor é ainda mais baixo, de 0,06%. A quebra técnica indica a quantidade de perda de um produto.
“Como são insumos que devem ser armazenados sob refrigeração em temperatura específica, a necessidade de eventuais descartes podem vir a ocorrer”, afirma a prefeitura.
Veja nota completa
Desde o início da pandemia, Joinville realizou 284.344 testes. Para este tipo de insumo, é considerada normal uma quebra técnica de até 5%. Joinville teve uma quebra técnica de 0,06%. Como são insumos que devem ser armazenados sob refrigeração em temperatura específica, a necessidade de eventuais descartes podem vir a ocorrer. A Prefeitura de Joinville trabalha com comprometimento e seriedade para evitar ao máximo a perda de insumos.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube