Musical Illuminare: apresentações iniciam nesta quarta-feira em Joinville; conheça detalhes do espetáculo

Apresentações acontecem no Centreventos Cau Hansen

Musical Illuminare: apresentações iniciam nesta quarta-feira em Joinville; conheça detalhes do espetáculo

Apresentações acontecem no Centreventos Cau Hansen

Bernardo Gonçalves

As apresentações do musical Illuminare, promovido pelo Instituto Natal de Joinville, começam nesta quarta-feira, 7, no Centreventos Cau Hansen. O espetáculo tem como principal diferencial toda a produção artística, realizada por grandes nomes de produção de musical no Brasil.

O espetáculo é dirigido por André Gress, primeiro brasileiro a dirigir um espetáculo da Broadway, famoso teatro dos Estados Unidos pela realização de superproduções de musicais. A apresentação dura uma hora e meia e conta com a participação de 30 atores, além de mais 20 bailarinos de Joinville, que vão se apresentar e cantar ao vivo.

Eles vão contar a história da menina Francisca que, ao lado dos atrapalhados duendes Chineque e Schimia, viaja através de diferentes mundos e terras distantes, desde as Terras Encantadas das Geleiras, às Terras das Máquinas, das Guloseimas e das Flores, tudo para salvar o Papai Noel e conseguir recuperar as luzes do Natal que foram escondidas pela misteriosa Escuridão.

“O espetáculo irá falar sobre família, tradição, terá personagens conhecidos também, como o jacaré fritzz”, revela Gress. Ou seja, mesmo que a maioria da equipe seja de fora de Joinville, o musical é 100% focado na história da cidade.

Ao todo, são 150 figurinos e 15 cenários. Para que a produção aconteça, trabalham no mínimo 120 pessoas.

Dificuldades

Por conta dos atores e os responsáveis estarem concentrados em São Paulo, a maioria da produção do musical Illuminare aconteceu no território paulista. Diante disso, a coreografia, uma das partes principais, precisou ser realizada em duas etapas: primeira só com os atores de São Paulo e a segunda com a equipe toda.

Segundo a coreografa, Mariana Barros, a principal dificuldade foi com a junção das duas etapas. “A dificuldade foi para que a atuação dos bailarinos de São Paulo não fosse diferente dos de Joinville”, conta. No total, são 17 coreografias, ensaiadas em apenas 45 dias.

Atores durante amostra da apresentação. Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

A estrutura do Centreventos Cau Hansen também foi um grande desafio para a parte de som, visto que não é um teatro, e sim um ginásio esportivo. “Precisamos fazer com que as pessoas que estejam distantes do palco, escutem com clareza o que está sendo cantado. Sem dúvidas é o principal desafio de mais de 20 anos de carreira”, explica Marcelo Castro, diretor da parte musical.

Para o diretor André Gress, a principal dificuldade também parte da questão estrutural. “O desafio e dificuldade é deixar tudo bonito e fazer com a que a estrutura fique da forma mais adequada possível.”

Expectativas

Por conta de ser um grande espetáculo, a expectativa dos atores para a apresentação é grande. Bia Vasconcellos, de 16 anos, representará Francisca, princesa de Joinville. Atriz de São Paulo, terá no Illuminare a primeira experiência com um musical.

“Sem dúvidas é uma grande responsabilidade. Por isso, nos meus primeiros ensaios, tive que me encontrar e pesquisar bastante”, conta.

Responsável por interpretar o duende Chineque, Vinícius Cafer, de 27 anos, também de São Paulo, diz que o principal desafio foi a junção das coreografias com os bailarinos de Joinville. “Não tinha como saber como seria. A gente tinha que imaginar como seria ter as pessoas do nosso lado.”

Atores responsáveis pelos personagens principais do musical Illuminare no palco do Centreventos Cau Hansen
Vinícius Cafer (à esq.), Bia Vasconcellos (centro) e Pietro Borba (à dir.) no palco onde o espetáculo irá acontecer. Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

A dificuldade também esteve presente ao lado de Pietro Borba, de 23 anos, que interpretará o duende Schimia. Para ele, o processo de imaginar a construção de cena sem todo o elenco foi um processo de muita concentração. Entretanto, mesmo com tudo isso, diz que se diverte muito interpretando o personagem e que a ansiedade para a estreia “está a mil”.

Para o trio, pisar no palco do Centreventos Cau Hansen, que recebe todos os anos milhares de bailarinos de todo o país, é uma felicidade sem tamanho.

Apresentações

Para dar um “spoiler” de como será o musical, o Instituto Natal de Joinville realizou pequenas apresentações à imprensa nesta terça-feira, 6, no palco do Centreventos.

Ao todo, foram três momentos, que mostraram um pouco sobre os quatro mundos fantásticos presentes no espetáculo, a Manchester Catarinense, como Joinville é conhecida, e também as memórias do natal, respectivamente.

Confira os vídeos de cada apresentação:

Ingressos

Os ingressos para o musical Illuminare estão à venda para todos os dias de apresentação. Além do ingresso inteiro e de meia entrada, há também a possibilidade de um valor especial, com desconto, mediante a doação de alimentos não perecíveis. A venda acontece no site Natal de Joinville.

Serão dez noites de apresentações, a partir desta quarta-feira, até o próximo sábado, 16, às 20h. Já no dia 17, estão previstos dois horários: 17h e 20h30.

Leia também:
1. Apostas de Joinville são premiadas na Quina e na Lotofácil; confira os valores
2. Sargento da Polícia Militar Rodoviária morre, aos 45 anos, em Joinville
3. Linhas do transporte coletivo de Joinville serão alteradas devido engarrafamentos nas rodovias
4. Previsão do tempo: saiba como fica o clima nesta terça-feira em Joinville
5. Prefeitura de Joinville abre vagas temporárias para diversos cargos; veja como concorrer

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo