Novo decreto em Jaraguá do Sul limita horário de funcionamento de bares e restaurantes
Supermercados também terão de limitar capacidade em 50%; nova medida passa a valer a partir desta sexta-feira, 10
Supermercados também terão de limitar capacidade em 50%; nova medida passa a valer a partir desta sexta-feira, 10
O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, assinou, na quinta-feira, 9, um novo decreto limitando o horário funcionamento de bares, restaurantes e também a capacidade de supermercados, entre outros estabelecimentos.
O objetivo é diminuir a curva de contágio do coronavírus. Para isso, Lunelli também determinou o aumento nas ações de fiscalização. O decreto 14.033/2020 foi publicado na edição desta sexta-feira, 10, no Diário Oficial do município e passa a valer a partir desta data.
Entre as novas regras, bares, restaurantes e similares só poderão funcionar até às 22h. Música ao vivo ou show por telão estão expressamente proibidos. Quanto aos supermercados, a lotação permitida será de 50% da capacidade.
Regras de higienização também foram determinadas, regulamentação do distanciamento de 1,5 metro, assim como a orientação de aferição de temperaturas na entrada. O sistema de som dos supermercados deve orientar aos clientes quanto às regras de prevenção. O decreto também reforça a suspensão de eventos no município até o dia 2 de agosto.
Segundo o prefeito Antídio Lunelli, essas medidas estão sendo adotadas para proteger a saúde das pessoas e também para evitar que a situação se agrave a tal ponto que seja necessário um novo fechamento total.
“Sabemos que as pessoas ainda estão se recuperando dos prejuízos do primeiro fechamento. Levamos em conta também a necessidade de evitar o desemprego. Mas para isso cada um terá que fazer a sua parte”, afirma Lunelli.
O secretário de Saúde, Alceu Moretti, fez ainda um apelo aos idosos e pessoas com comorbidade para que continuem em casa. “E aos jovens, peço que sigam as regras. Vocês podem ser mais fortes para combater o vírus, mas são transmissores da doença e podem prejudicar outras pessoas”, pediu.
O decreto também deixa expressa a proibição à aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo.
Na última semana, 91 novos casos de Covid-19 foram confirmados no município, além de 5 mortes, número que pode ser ainda superior nesta semana. Prefeito afirma que cidade vive pico de cotaminação.
“Toda comunidade terá que redobrar os cuidados ou enfrentaremos uma situação muito difícil em breve. Tem gente achando que não é nada, que pode fazer festinha, mas é grave. O coronavírus afetou o mundo todo, ninguém está imune”, alerta Lunelli.
Outro fator que justifica a mudança nas medidas é a ocupação dos leitos de UTI. A ala adulta tem tido uma média de ocupação de 80% nos últimas dias, entre pacientes do município e de outras cidades que são encaminhados seguindo regulação do governo do Estado.