X
X

Buscar

PARTE 3 – Especial recria fotos antigas de Joinville e evidencia mudanças em 170 anos

Compare fotografias feitas há décadas com as produzidas em 2021 no mesmo local e ângulo; imagens têm variações devido às mudanças de profundidade das lentes das câmeras antigas e atuais, além de pequenas alterações realizadas em construções e ruas

Casarão Villa Maria de Procópio Gomes de Oliveira

Em 1913, Procópio Gomes de Oliveira, superintendente de Joinville, construiu o casarão, batizado de Villa Maria, para abrigar sua família, no bairro Bucarein, em avenida que hoje leva seu nome. Ele morou no local até morrer em 1934. O imóvel pertenceu a sua família até 2004. Lendas antigas que circulam pela cidade, nunca confirmadas, dizem que escravos e crianças foram mortos no local, o que faz com que sombras e sussurros possam ser vistos e ouvidos durante a noite.

Fundição Birckholz & Enterlein

Registro da Fundição Birckholz & Enterlein entre 1889 e 1890. O prédio fica localizado na rua Pedro Lobo e hoje dá lugar ao Shopping Müller. A Fundição Birckholz & Enterlein foi fundada por Friedrich Wilhelm Birckholz. Atualmente, é conhecida como Fundição Tupy S/A, localizada no bairro Boa Vista.

Estação Ferroviária de Joinville

Segundo o catálogo de fotografias do Arquivo Histórico de Joinville, esta é uma imagem da construção da Estação Ferroviária da cidade, feita no dia 25 de abril de 1906, com os trabalhadores da obra. A estação foi importante para circulação de capital e marcada pela presença de trabalhadores afro-brasileiros entre os ferroviários.

Palacete Niemeyer

O Palacete Niemeyer é um marco do município. Na fotografia de 1906 é possível observar os detalhes do imóvel. Segundo o Arquivo Histórico de Joinville, o prédio foi propriedade de Luiz Niemeyer, que hoje dá nome à rua. No mesmo terreno, antes do palacete, ficava a Casa de Direção da Colônia Dona Francisca e a escola pública. A construção teve alterações em sua arquitetura ao longo dos anos, sendo ampliada à direita.

Continua após o anúncio

Mercado Público Municipal

Mercado Público Municipal em registro da primeira década do século 20 e visto a partir do rio Cachoeira. A primeira construção recebeu arquitetura portuguesa. Junto ao prédio estava o Porto de Joinville. É possível identificar uma embarcação ancorada para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias.

Residência da família de Felipe Dippe

Antiga residência da família de Felipe Dippe, localizada na rua Sete de Setembro. É outro prédio construído pela Keller & Cia Construções, provavelmente na década de 1940. Hoje funciona uma clínica médica no local. A construção teve alterações em sua arquitetura ao longo dos anos.

Cidadela Cultural Antarctica

Fundada no século 19, a cervejaria Tiede enfrentava problemas financeiros. Em 1928, chegou a ser rebatizada com o nome Catharinense, quando fez sociedade com diversas indústrias locais. A partir de então, a cervejaria passou a ser a mais conceituada no estado. Em 1942 passou por uma reestruturação e, quatro anos depois, deixou de ser uma cervejaria artesanal assim que foi vendida para a Antarctica. A fábrica da Antarctica – atual Cidadela Cultural Antarctica – produziu até o ano de 1998, quando encerrou as atividades integrando-se à Ambev.

Veja mais imagens:
Parte 1 Parte 2

_______________________________

Confira também:
– Veja como foi o processo de produção do especial

– Grupos de Facebook resgatam fotos antigas de Joinville

– Entenda a importância da fotografia para preservação da história da cidade

_______________________________

Equipe

Fotos atuais: Tiago Schumacher
Foto antigas: Arquivo Histórico de Joinville
Curadoria de fotos antigas: Maikon Duarte
Apoio à produção: Sabrina Quariniri
Edição de imagens: Tiago Schumacher e Julia Barni
Edição de texto: Adriano Assis e Andrei Paloschi