X
X

Buscar

Patrono da 83ª Festa das Flores de Joinville recebe Comenda da Ordem do Mérito Cultural Maestro Carlos Gomes

Ninfo König se emocionou ao ser reconhecido como figura de destaque


A cerimônia de abertura da 83ª Festa das Flores Joinville homenageou o patrono desta edição, o empresário Ninfo König, que em 1995 foi presidente da Ajao quando promoveu a importação de uma grande quantidade de plantas dos Estados Unidos, aumentando a coleção dos associados. Além disso, Ninfo participou da construção da nova sede da Ajao, onde a agremiação atua até hoje.

O empresário também recebeu a “Comenda da Ordem do Mérito Cultural Maestro Carlos Gomes”, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino. Ninfo foi reconhecido como personalidade destaque na sociedade joinvilense, catarinense e brasileira.

Leia também: Festa das Flores em Joinville: tudo o que você precisa saber sobre o evento

“Que sorte temos nós joinvilenses de adentrar esse jardim multicolorido para o deleite dos olhos. Como estou orgulhoso aos meus 83 anos de ser patrono desta festa fascinante, feita por pessoas abnegadas e dedicados orquidófilos. Estamos comemorando uma data que se aproxima de um século, isso é para os fortes, uma injeção de ânimo e clara demonstração de persistência e trabalho”, declara o patrono.

Isabel Lima/O Município Joinville

Patrimônio imaterial

Na cerimônia de abertura da 83ª Festa das Flores de Joinville, o presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao), Jacson Lúcio Zandonai, recebeu uma placa que confere à Festa das Flores o título de Patrimônio Imaterial de Joinville, concedido pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

A outorga inclui o evento no Livro de Registro de Celebrações. A titulação foi publicada no Diário Oficial de Joinville no dia 10 de novembro. Entre os benefícios da outorga, está a prioridade em editais de fomento cultural promovidos pelos poderes públicos executivos ou entidades culturais.

A data do reconhecimento do evento como Patrimônio Imaterial coincidiu com o mês em que a cidade recebe anualmente a festa mais colorida do ano. No entanto, os trâmites para a titulação começaram há alguns meses. O processo teve apoio da vereadora Tânia Larson e foi realizado pela Coordenação de Patrimônio Cultural a partir da requisição da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), organizadora da festa.

Uma das etapas do processo foi a consulta pública para ouvir a comunidade. O trâmite ocorreu online e apresentava um questionário com perguntas sobre a importância da Festa das Flores para o município. O processo também foi aprovado na Comissão do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural (Comphaan) do município.

Festa das Flores 2023

A esperada 83ª Festa das Flores de Joinville acontece de 14 a 19 de novembro na Expoville, localizada na Quinze de Novembro, 4315, no bairro Glória. Para acessar os pavilhões do evento, os visitantes devem adquirir ingressos antecipadamente ou na bilheteria do local. A estrutura do evento também oferece estacionamento para carros, motocicletas, ônibus e vans.

A 83ª Festa das Flores de Joinville funciona das 9h às 21h de 14 a 18 de novembro. Já no dia 19, o evento ocorre das 9h às 20h.


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família: