Pesquisa para elaboração de modelo do transporte coletivo em Joinville é iniciada
Pesquisadores estarão realizando trabalhos em todos os terminais da cidade
Pesquisadores estarão realizando trabalhos em todos os terminais da cidade
Usuários dos terminais do Itaum e Sul, participaram de uma pesquisa de qualidade geral do transporte coletivo de Joinville, nesta terça-feira, 31. A iniciativa integra o estudo da modelagem do transporte que vai direcionar a licitação do serviço por parte da Prefeitura de Joinville. O trabalho está sendo conduzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Os pesquisadores, identificados com crachá e camiseta, fazem perguntas sobre quantos dias utiliza o transporte, a linha que utiliza, por qual motivo, se usa integração, que forma de pagamento utiliza, se os veículos cumprem horários, o tempo de espera, a conservação da frota, a limpeza dos ônibus, entre outras questões.
Os pesquisadores também registram a opinião sobre a limpeza dos terminais, a segurança da viagem, o atendimento dos motoristas e a questão da segurança.
“Achei ótima essa pesquisa, é muito bom saber o que as pessoas estão pensando para poder melhorar, é uma maneira de aperfeiçoar”, disse a confeiteira Criziane Leite, que esperava no terminal do Itaum para voltar para casa, no Paranaguamirim.
A pesquisa é rápida, leva poucos minutos, e os pesquisadores cadastram os dados de forma eletrônica.
“Gostei de participar, foi a primeira vez que respondi uma pesquisa assim. Achei bom, especialmente se vão fazer alguma coisa para mudar”, avaliou a operadora de caixa Rita Steffens, usuária do transporte público de Joinville desde que ele foi implantado.
Até sexta-feira, 3, a coleta de dados deve ser realizada com cerca de 2 mil pessoas. Na quarta-feira, 1º, o trabalho segue nos terminais do Iririú, Guanabara e Tupy. Na quinta-feira, 2, os pesquisadores estarão nos terminais Central, Nova Brasília, Pirabeiraba e Vila Nova. Na sexta-feira, 3, é a vez do Terminal Norte.
“O trabalho da Fipe compõe uma série de pesquisas. Essa primeira quer conhecer o usuário e a expectativa dele. Isso vai fazer com que a gente conheça a real necessidade dos usuários do transporte coletivo de Joinville. Esses indicadores vão permitir que a fundação indique o novo modelo”, explica Jorge Luiz Correia de Sá, secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville.
Leia também:
– Homem fica gravemente ferido ao ser baleado em São Francisco do Sul
– Ex-jogadores citam dívidas trabalhistas e tentam impedir recuperação judicial do JEC
– Trio é condenado por homicídio combinado por aplicativo de celular em Joinville
– Conheça Bruno Koser e o laboratório de Blumenau onde foram criados Sadol, Bálsamo Branco, tônico e Almanaque Renascim
– FGTS: saiba quem tem direito ao saque de até R$ 1 mil a partir desta quarta-feira
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: