A 5ª edição do festival que promete transformar Joinville na cidade do piano, e que já se consagrou como um dos mais importantes da América Latina, reunirá nomes de primeira linha do instrumento, do Brasil e do cenário internacional. A maratona musical do Pianístico vai de 29 de março a 2 de abril, com espetáculos nos palcos do Teatro Juarez Machado, na Harmonia-Lyra, na Casa da Cultura, na Escola Bolshoi, no Garten Shopping, e até sobre o espelho da água da Praça Dario Salles, no Centro de Joinville.

A coordenadora do Pianístico Joinville, Albertina Tuma e a vice-prefeita, Rejane Gambin. Foto: André Kopsch

A programação foi anunciada nesta segunda-feira, 13, em evento de lançamento com imprensa e patrocinadores. Serão nada menos que 22 concertos e encontros didáticos, oportunidade para músicos e professores locais tomarem contato com os convidados, além de uma iniciativa que levará a arte a escolas locais. O acesso é gratuito a todas as atividades. Em 2023, o joinvilense terá duas oportunidades para apreciar a arte do piano. Estão confirmadas edições do festival em março e setembro.

Lançamento para imprensa do Pianístico Joinville no Origens Jardim. Foto: André Kopsch.

Contagem regressiva

A 5ª edição foi reprogramada e ocorre alguns meses depois da data tradicional. Por isso, haverá Pianístico em dose dupla neste ano. A comissão organizadora dá conta dos últimos detalhes para levar o festival ao público. “Estamos em contagem regressiva e ansiosos por nos encontrar mais uma vez”, afirma a diretora-geral Albertina Tuma. “Em 2022, enfrentamos alguns percalços, e infelizmente o evento não se realizou, mas a espera será compensada. Vamos brindar novamente os apaixonados pela boa música. Não temos medido esforços para transformar o festival em um dos mais destacados do mundo.”

Duo GisBranco, Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco no palco do Teatro Juarez Machado, dia 02.04 as 19h30min. Foto: Divulgação.

Já o presidente da comissão organizadora e curador artístico Carlos Branco afirma que o Pianístico vai se consolidando como o maior festival de pianos da América do Sul e um dos mais importantes em escala mundial. “Teremos a presença de importantes nomes do instrumento, de países como Brasil, Argentina, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Uzbequistão, englobando gêneros que vão do erudito ao jazz”, ressalta Branco.

O curador e diretor artístico do Pianístico Joinville, Carlos Branco. Foto: André Kopsch.

Outro ponto alto são as atividades pedagógicas, paralelas aos espetáculos musicais. Serão exatos sete workshops – seis dirigidos à prática musical e um curso para professores iniciantes e experientes. Ao total, 16 horas de workshops ministradas por vários pianistas, brasileiros e estrangeiros. Com vagas limitadas, os workshops serão gratuitos e acontecerão na Casa da Cultura. Já o “Pianístico nas Escolas” deve atingir um público total de 2 mil alunos da rede municipal. “O festival busca aproximar os artistas do seu público e faz acontecer o compartilhamento de conhecimentos, experiências, tendências e atualizações. A ação chancela a valorização que o Pianístico dá ao aspecto formativo”, afirma o coordenador técnico Voldis Sprogis.

Confira a programação completa:

29 de março, quarta-feira

Espetáculo de abertura no Teatro Juarez Machado, com Maíra Freitas, às 20h30         

30 de março, quinta-feira

Workshop com Luiz Otávio, na Casa da Cultura, às 10h

Workshop “Do erudito ao popular” com Maíra Freitas e Mônica Ávila, na Casa da Cultura, às 14h

Mari Kerber, no Garten Shopping, às 18h

Luiz Otávio & Mike Del Ferro Trio, na Praça Dario Salles, às 19h

Nicolás Guerschberg, no Teatro Juarez Machado, às 20h30

31 de março, sexta-feira

Workshop “A música de Astor Piazzolla: análise, interpretação e contexto com Nicolás Guerschberg”, na Casa da Cultura, às 10h

Curso “Pedagogia para Professores de Piano”, com Carina Joly, no Belas Artes Joinville, às 14h

Olga Kopylova, no Bolshoi, às 17h

Mike Del Ferro Trio, no Garten Shopping, às 18h

Mari Kerber & Daniel Grajew, na Praça Dario Salles, às 19h

Anders Helmerson Trio, no Teatro Juarez Machado, às 20h30

1º de abril, sábado

Curso “Pedagogia para Professores de Piano”, com Carina Joly, no Belas Artes Joinville, às 14h

Edilson Forte Trio, na Sociedade Harmonia-Lyra, às 11h

Curso “Pedagogia para Professores de Piano”, com Carina Joly, na Casa da Cultura, às 14h

Sebástian Macchi e Matías Ariazu, na Sociedade Harmonia-Lyra, às 16h

Maria Teresa Madeira, na Sociedade Harmonia-Lyra, às 18h30

Frederic Chui, no Teatro Juarez Machado, às 20h30

2 de abril, domingo

Workshop “Elementos do instrumental popular no piano brasileiro”, com Duo Mitre, na Casa da Cultura, às 10h

Carla Ruaro, no Teatro Juarez Machado, às 11h

Duo Mitre, no Teatro Juarez Machado, às 17h

Duo Gisbranco, no Teatro Juarez Machado, às 19h30