PM considera dia de votação tranquilo em Joinville; veja ocorrências

Policiais foram chamados em 11 bairros da cidade

PM considera dia de votação tranquilo em Joinville; veja ocorrências

Policiais foram chamados em 11 bairros da cidade

Bernardo Gonçalves

*Colaborou Isabel Lima.

O segundo turno das Eleições 2022 tem ocorrido de forma tranquila neste domingo, 30, em Joinville. Segundo balanço do batalhão da Polícia Militar, responsável por toda a cidade, não houve ocorrências de grande destaque até o momento.

“Registramos algumas ocorrências de averiguação. A maioria delas por conta de algum desentendimento, mas sendo resolvido no local e sem nenhuma prisão”, relata Emily Pereira, soldada responsável pela comunicação social da PM.

Nos bairros Bom Retiro, Floresta, Guanabara, Boa Vista, Santa Catarina e Aventureiro foram registrados casos de desentendimentos, principalmente entre eleitor e mesário. Já no Morro do Meio, uma ocorrência foi registrada por suposto uso de bandeiras em frente ao colégio eleitoral. Ao chegar no local, a PM não identificou a ação.

No Fátima e Boehmerwald a polícia foi chamada para averiguar possíveis casos de boca de urna, mas ninguém foi encontrado nos locais. Casos de som alto com propaganda de candidatos foram denunciados nos bairros Jardim Paraíso, Aventureiro, Boa Vista e Floresta

No Costa e Silva, um fiscal de partido causou tumulto e saiu do local antes da chegada da polícia.

Policiais em serviço

Com 200 policiais específicos para o trabalho nas eleições, a corporação atua no dia de hoje com mais de 400 policiais nas ruas de Joinville e região.

“Dos específicos, eles ficam em pontos estratégicos, como onde tem maior concentração de pessoas durante o dia”, complementa.

Ainda de acordo com informações repassadas pela soldada, o número de ocorrências é muito menor que em relação ao primeiro turno, principalmente pelo perfil do segundo turno, que possui apenas a escolha de dois candidatos em Santa Catarina.

Comemoração

Para uma possível comemoração pública de eleitores, Emily explica que a Polícia Militar, que tem atuado para a garantia do direito ao voto, vai garantir a manifestação, desde que seja pacífica.

Além disso, conta que não há nenhum horário específico para que as rondas policiais sejam finalizadas.

“A nossa operação de eleições não tem hora para terminar. Enquanto demandar no período de apuração de votos e não se estabelecer um período de normalidade, a operação continua, mesmo se for até de madrugada”, finaliza.


Saiba tudo sobre o segundo turno das Eleições 2022:

1. Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
2. Últimas notícias


– Assista agora:
Novos cabelos, aréolas e sobrancelhas: projetos elevam autoestima de vítimas do câncer de mama em Joinville

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo