Polícia Civil de Joinville identifica no Japão um adolescente responsável por fraudes na internet
Suspeito criava páginas na falsas na internet, atraia usuários com ofertas de produtos e induzia o fornecimento dos números do cartão
Suspeito criava páginas na falsas na internet, atraia usuários com ofertas de produtos e induzia o fornecimento dos números do cartão
A Polícia Civil de Joinville, identificou um adolescente brasileiro de 17 anos, morador do Japão, como responsável por crime de fraude na internet. Ele utilizava a sites falsos para obter dados de cartões de créditos das vítimas e realizar compras em sites de comércio eletrônico.
O cracker, como é chamado o hacker que utiliza seu conhecimento de forma ilegal, produzia páginas na falsas na internet, atraia os usuários com ofertas de produtos e induzia o fornecimento dos números do cartão. Segundo a Polícia Civil, esse esquema é conhecido como phishing scam e possui diversas variações.
O registro do boletim de ocorrência foi realizado após o suspeito postar uma foto praticando a atividade ilegal e um vídeo menosprezando o órgão policial nas redes sociais.
Com o auxílio da Interpol, cooperação policial internacional, foi feito o contato com a autoridade policial japonesa e o jovem poderá ser responsabilizado também pelos atos realizados no exterior.
A 7ª Delegacia de Polícia de Joinville, que identificou o adolescente, alerta para a necessidade de cautela em compras online e evitar fraudes. A autenticidade do endereço virtual (URL) do fornecedor sempre deve ser verificada, afirma a Polícia Civil.