Ponte Joinville deve ser entregue em setembro de 2026
Previsão foi informada em reunião da Comissão de Urbanismo
Previsão foi informada em reunião da Comissão de Urbanismo
Em reunião na Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville nessa terça-feira, 22, a entrega da obra da Ponte Joinville, que vai ligar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, foi estimada para 26 de setembro de 2026. A previsão é baseada na execução do planejamento da Secretaria de Administração e Planejamento.
Participaram da comissão nessa terça representantes da Prefeitura de Joinville, do banco que financia a obra e do governo federal, que subsidia a operação de crédito. A reunião foi um pedido do presidente da Associação de Moradores do Adhemar Garcia, Reinaldo Gonçalves.
Uma nova licitação deve ser lançada ainda neste mês. Na primeira tentativa de contratação, que aconteceu em abril deste ano, nenhum empresa conseguiu cumprir os requisitos do certame, o que foi considerado um fracasso.
A obra está prevista desde o plano diretor de 1973, que completou 50 anos em abril. Para torná-la realidade, o município contratou um empréstimo com o Fonplata, o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata.
Em junho de 2017, a Câmara de Vereadores aprovou uma lei que autoriza o município a contratar o crédito. O valor do empréstimo era, na época, de US$ 40 milhões, o valor equivalia, então, a 132 milhões de reais.
Em setembro de 2018, o então prefeito Udo Döhler assinou o contrato. Entre as obrigações do município estavam a quitação do valor até 2032, outra obrigação do município, para que o empréstimo fosse concedido, foi o investimento, também no valor de 40 milhões de dólares, em obras de infraestrutura viária e na elaboração da rede de esgoto do bairro.
Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família: