+

Prefeito de Barra Velha segue no cargo mesmo preso por suspeita de corrupção e fraude

Informação foi divulgada pela procuradoria da cidade

Prefeito de Barra Velha segue no cargo mesmo preso por suspeita de corrupção e fraude

Informação foi divulgada pela procuradoria da cidade

Isabel Lima

Mesmo preso nesta quarta-feira, 24, o prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa, continua na função. Ele foi preso pela operação “Travessia”, que investiga crimes de organização criminosa, corrupção e fraudes em licitações. Além do prefeito, outras oito pessoas foram presas, entre eles o secretário de Finanças Mauro da Silva e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Elvis Füchter.


A operação “Travessia” é uma junção de esforços do Gaeco, Grupo de Combate às Organizações Criminosas, e o Grupo Especial Anticorrupção (Geac). Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Prefeito se mantém no cargo

Em uma nota divulgada nesta quinta-feira, 25, a Procuradoria Municipal de Barra Velha explica que a Lei Orgânica Municipal não prevê o afastamento do prefeito nessa ocasião. Desta forma, ele se mantém no cargo até uma nova decisão.

A Procuradoria ainda afirmou que acompanhou as buscas na sede da prefeitura, está colaborando para todos os fatos sejam apurados e que não teve acesso aos autos do processo.

Operação Travessia

Os fatos são investigados em procedimento investigatório criminal (PIC) em trâmite na Subprocuradoria Geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público, com o apoio do Geac, do Gaeco e da Promotoria de Justiça do local dos fatos.

As investigações, que tiveram início em fevereiro de 2023, apontam supostos crimes de corrupção, com a participação de agentes públicos e empresários, na execução de obras públicas. Em contrapartida, é investigado o recebimento pelos agentes públicos de vantagens indevidas dos empresários contratados, às custas de aditivos em série e medições supervalorizadas.

A operação contou com o apoio da Polícia Científica. Os presos serão encaminhados ao juízo para a realização de audiência de custódia. A investigação ainda corre em segredo de Justiça, por determinação legal, mas, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas pelo Ministério Público de Santa Catarina.

Leia a nota da Procuradoria na íntegra:

‘‘A Procuradoria Municipal acompanhou as buscas na sede da prefeitura, está colaborando para todos os fatos sejam apurados da forma mais célere possível, valendo esclarecer. E informa ainda, que não teve acesso aos autos do processo. De acordo com a Lei Orgânica Municipal, como não houve afastamento do Prefeito este segue em suas funções até decisão em contrário.”

Leia também:
1. Homem desaparecido em Joinville é encontrado após uma semana
2. Praça da Bailarina em Joinville: saiba onde vai ficar novo espaço e como deve ser
3. Dengue em Joinville: confira casos registrados e saiba como estão ações de controle
4. VÍDEO – Passageiro flagra ônibus andando com a porta aberta em Joinville
5. Quase R$ 1 milhão em bens são roubados de concessionária da BMW em Joinville


Assista agora mesmo!

BRIGADEIRO FIT: SOBREMESA DELICIOSA SEM LACTOSE:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo