Prefeito e secretário de cidade do Norte de SC são detidos em operação; prefeitura se manifesta

Operação aconteceu nesta terça-feira

Prefeito e secretário de cidade do Norte de SC são detidos em operação; prefeitura se manifesta

Operação aconteceu nesta terça-feira

Redação O Município Joinville

No fim da tarde desta terça-feira, 6, a Prefeitura de Balneário Barra do Sul se manifestou após o prefeito e um secretário serem detidos na operação Mensageiro, contra a corrupção no estado de Santa Catarina e do Paraná. 

Os investigados são o prefeito, Antônio Rodrigues, e o filho, Jeferson Luís Rodrigues, que é secretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação. Eles passaram por uma audiência de custódia no fim da tarde desta terça-feira.

A Prefeitura de Balneário Barra do Sul se pronunciou sobre o caso e relatou que o prefeito entregou os documentos solicitados. 

Confira nota completa:

“A Prefeitura de Balneário Barra do Sul informa que ocorreu uma operação do GAEGO nesta terça-feira (6), no município similar em outras cidades de SC.O prefeito Antônio Rodrigues disponibilizou os documentos solicitados a partir de 2019, necessários à investigação. A Prefeitura está colaborando com às autoridades e aguarda que os fatos sejam devidamente esclarecidos.”

Outros municípios envolvidos

Joinville foi um dos alvos da operação “Mensageiro”, nesta terça-feira, 6. O Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e o Grupo Especial Anticorrupção (Geac) do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) apuram suspeitas de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em 30 cidades do estado e uma do Paraná.

Além de Joinville, a operação ocorre nos municípios: Três Barras, Mafra, Brusque, Imbituba, Campo Alegre, Pien (PR), Lages, Pescaria Brava, Canoinhas, Laguna, Imaruí, Braço do Norte, Tubarão, Capivari de Baixo, Agrolândia, Apiúna, Ibirama, Presidente Getúlio, Três Barras, Corupá, Itapoá, Barra Velha, Schroeder, Guaramirim, Papanduva, Balneário Barra do Sul, Major Vieira, Canoinhas e Bela Vista do Toldo.

A Prefeitura de Itapoá também se pronunciou sobre o caso. Segundo a nota, toda a documentação solicitada foi fornecida para as forças. A documentação requisitada foi dos anos de 2000 e 2010. Outros municípios do Norte de Santa Catarina, incluindo Joinville, ainda não se pronunciaram.

Confira a nota completa:

“A Prefeitura Municipal de Itapoá informa que, na manhã desta terça-feira (06), recebeu oficiais do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que fazem parte da operação “Mensageiro” deflagrada em diversos municípios da região.  Como é praxe a primazia pela transparência, a Prefeitura, por meio da Chefia de Gabinete, Secretaria de Administração e Procuradoria Jurídica, juntamente com o Prefeito Interino, Jeferson Garcia, mobilizou a equipe e orientou que toda documentação solicitada fosse fornecida imediatamente, a fim de contribuir com a operação, colocando-se à inteira disposição do efetivo do Ministério Público. A documentação requisitada foi dos anos de 2000 e 2010. A prefeitura se mantém à disposição para atender quaisquer esclarecimentos e solicitações oriundos da referida operação, colaborando com as investigações e com o trabalho do Gaeco e do Geac.”

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo