Prefeitura lança projeto para adoção de espaços no Zoobotânico de Joinville
Amigos do Zoo funcionará nos moldes do Joinville Mais Bonita
Amigos do Zoo funcionará nos moldes do Joinville Mais Bonita
No ano em que o Parque Zoobotânico de Joinville comemora 30 anos de fundação, a prefeitura lança o projeto Amigos do Zoo. A ação busca parceiros para ações de melhorias e manutenção do espaço, um dos locais da cidade mais visitados por joinvilenses e turistas.
O projeto funcionará nos moldes do sistema de adoção de praças e canteiros do programa Joinville Mais Bonita. A empresa que aderir ao Amigos do Zoo ficará responsável pela reforma ou revitalização de uma área, ou recinto do Zoo, podendo essa ação ser de forma pontual ou contínua. Como contrapartida, a empresa poderá colocar uma placa com a marca em frente ao local adotado.
“Estas melhorias visam restaurar as boas condições de uso dos recintos, bem como garantir a segurança e o bem-estar dos animais que neles vivem ou venham a viver”, explica Camila Uller de Britto Curvello, médica veterinária do Parque Zoobotânico.
As empresas interessadas em aderir ao Amigos do Zoo devem entrar em contato com a Unidade de Parques, Praças e Rearborização Pública da Secretaria de Meio Ambiente (Sama). A unidade fica localizada no mesmo local que o Zoobotânico (rua Pastor Guilherme Rau, 462, Saguaçu) e funciona de segunda a sexta-feira. O horário para contato é das 8h às 14h e o telefone é o (47) 3026-5429.
Atualmente, residem no parque um total de aproximadamente 130 animais de 18 espécies diferentes. Entre eles, está a Filó, uma furoa da espécie Galictis. Ela foi encontrada filhote, junto de sua mãe, atropelada na beira de uma rodovia federal.
Após ser resgatada por um caminhoneiro e encaminhada para atendimento veterinário, foi recebida no Parque Zoobotânico. Por não conseguir retornar à vida livre, Filó hoje vive no parque com outro animal de sua espécie.
Adoção com responsabilidade total: o adotante irá custear a realização de melhorias (equipamentos, iluminação, piso, etc) e a integral manutenção da área e seus equipamentos, inclusive, com o fornecimento de mão de obra e material.
Adoção com responsabilidade pela manutenção: o adotante responsabiliza-se pela integral manutenção da área e seus equipamentos, inclusive, com fornecimento de mão de obra e quaisquer materiais necessários.
Adoção por meio do patrocínio de equipamentos e instalação: o adotante assume a responsabilidade pelos custos com a aquisição de equipamentos e ou recuperação, bem como, a sua instalação, permanecendo o município com os encargos da manutenção.
Adoção por meio do patrocínio de melhorias: o adotante assume a responsabilidade pela execução e custos com melhorias e ou recuperação de equipamentos como iluminação, piso, traves, brinquedos, sala, paredes dentro outros, permanecendo o município com os encargos da manutenção.
O Parque Zoobotânico de Joinville foi criado em 30 de dezembro de 1992, por meio do Decreto Municipal 6.960. O objetivo do parque é promover a educação ambiental, possibilitando o contato da população com exemplares da fauna e flora silvestre brasileira. Antes disso, a área era utilizada como acampamento.
De 2012 a 2014, o Zoobotânico passou por uma ampla revitalização e foi reaberto com novos recintos para os animais e melhorias na sua estrutura.
Leia também:
– Apresentador e humorista Jô Soares morre aos 84 anos
– Veja a previsão do tempo em Joinville no primeiro fim de semana de agosto
– Servidores da assistência social denunciam sobrecarga de trabalho em Joinville; entenda situação
– Mulher trans é presa por estupro cometido antes de mudança de sexo em Nova Trento
– FOTOS – Tartaruga de quase dois metros encalha viva em praia de SC