Projeto de lei para programa de cuidados para fibromialgia passa na Comissão de Saúde na Câmara de Joinville

Texto determina que pessoas com fibromialgia terão prioridade nas filas de atendimento no município

Projeto de lei para programa de cuidados para fibromialgia passa na Comissão de Saúde na Câmara de Joinville

Texto determina que pessoas com fibromialgia terão prioridade nas filas de atendimento no município

Redação O Município Joinville

A Comissão de Saúde aprovou nesta quarta-feira, 7, a criação do Programa Municipal de Cuidados para Pessoas com Fibromialgia – projeto de Lei Complementar 267/2022. O objetivo da proposta é fortalecer a legislação já vigente e instituir um programa completo para atendimento das pessoas com fibromialgia.

O texto é de autoria do vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) e do vereador licenciado Maurício Peixer (PL). O projeto prevê a ampliação do acesso ao tratamento das pessoas com a doença, a capacitação das equipes de saúde, a atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com fibromialgia, além do combate a estigmas e preconceitos.

O texto prevê ainda que pessoas com fibromialgia terão prioridade nas filas de atendimento em Joinville. O parecer favorável na Comissão de Saúde foi assinado pelo vereador Henrique Deckmann (MDB).

Pediatria

Ainda nesta quarta-feira, os vereadores da Comissão de Saúde debateram mais uma vez os problemas do atendimento pediátrico em Joinville. O assunto já havia sido tema da comissão em reuniões nos dias 3 e 26 de abril. A Secretaria de Gestão de Pessoas estava presente na reunião e prometeu concurso público para suprir a carência de profissionais.

Segundo a diretora de Assistência à Saúde da Secretaria de Saúde de Joinville, Marlene Oliveira, nove unidades básicas de saúde da família tiveram horário de atendimento ampliado na tentativa de amenizar as filas do Hospital Infantil. A representante da pasta afirmou, entretanto, que ainda há dificuldades na contratação de médicos pediatras.

A representante da Secretaria de Saúde ressaltou ainda que os baixos índices de vacinação prejudicam muito o atendimento de saúde, inclusive o pediátrico. Segundo ela, a rede de saúde tem grande volume de atendimento no inverno por sintomas gripais, o que poderia ser amenizado com a vacinação das crianças contra a gripe, o que não está ocorrendo.

O vereador Henrique Deckmann lembrou que, até dia 4 de junho, Joinville não havia atingido nem 34% de vacinação contra a gripe. A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde da família para toda a população acima de seis meses de idade.


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo