Projeto de teatro nas escolas promove a cultura da paz em Joinville
Seis colégios estaduais recebem apresentações
Seis colégios estaduais recebem apresentações
A companhia Dionisos Teatro está com um projeto que quer levar o poder transformador da empatia para alunos e professores da rede pública de ensino de Joinville. A partir de maio, o projeto “Teatro Playback nas escolas: por uma cultura de paz” passará por seis colégios estaduais, num total de 12 apresentações e uma oficina.
A iniciativa conta com recursos da Lei Paulo Gustavo. O Teatro Playback foi criado nos Estados Unidos em 1975 por Jonathan Fox e Jo Salas. Trata-se de um espetáculo teatral em que as pessoas da plateia são convidadas a contar suas histórias pessoais, que serão encenadas pelos atores.
Atualmente, ele é praticado em cerca de 60 países, sendo que no Brasil a Dionisos Teatro é um de seus principais divulgadores desde que estreou no gênero, em 2008. Assim, os cerca de 1,8 mil jovens que assistirão às apresentações nas escolas serão convidados a contribuir com experiências de vida, escolhendo os atores para representar os personagens e assistindo essas histórias serem recontadas de forma artística.
“Queremos valorizar as histórias de amizade, de solidariedade. A proposta é promover o bem-estar e um ambiente saudável”, diz o diretor Silvestre Ferreira, ressaltando que a ideia por trás do projeto é fomentar uma cultura de respeito pela história do outro.
Em 2024, a Dionisos Teatro completa 27 anos de atuação na produção teatral e arte-educação. A companhia tem sede em Joinville e se propõe como um grupo de teatro de repertório, com espetáculos para adultos e crianças, com um elenco fixo e com uma constante pesquisa estética e de linguagem.
Nestas quase três décadas, a companhia acumula participações e premiações em festivais realizados em nove Estados, no México e na Colômbia; foi contemplada em projetos de circulação do Sesi e Sesc (SP e SC); teve projetos contemplados com os Prêmios Funarte de Teatro Myrian Muniz, Artes Cênicas na Rua, Edital Cultura 2014 e Programa Mais Cultura nas Escolas, do Ministério da Cultura; publicou dois livros e lançou o CD “Lá na Lua”.
“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade: