+

Projeto oferece bolsas remuneradas para músicos em Joinville

Inscrições ficam abertas até 12 de janeiro

Projeto oferece bolsas remuneradas para músicos em Joinville

Inscrições ficam abertas até 12 de janeiro

Fred Romano | Revisão

A Experimental Big Band selecionará músicos de até 29 anos para receberem bolsas remuneradas para ensaiar e participar da montagem de uma Big Band de Jazz que se apresentará em várias cidades de Santa Catarina. Em Joinville será realizada a seleção dos candidatos, ensaios e uma das apresentações.

“O objetivo principal é formar a primeira Big Band sub30 de Santa Catarina, com a criação de um repertório jazzístico brasileiro” conta Cláudio Moraes, diretor artístico e regente da Experimental Big Band, realizado pela Sarau# Produções. A Sarau# viabilizou este projeto por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura.

Ao final do projeto, a Big Band fará shows em outras quatro cidades da região: Araquari, Guaramirim, São Francisco do Sul e São Bento do Sul. “A Experimental Big Band também é uma ação formativa, porque além de capacitar jovens músicos, o projeto promove a formação de plateia para a música instrumental no estado”, explica Marisa Toledo, coordenadora do projeto.

Big band é um tipo de formação musical atrelada ao jazz norte-americano, muito popular dos anos 1920 aos anos 1950. Dentre as maiores big bands da história, estão as dos artistas Duke Ellington, Benny Goodman e Frank Sinatra. No Brasil, temos como exemplo de destaque a histórica Orquestra Tabajara, de Severino Araújo, e as atuais SpokFrevo Orquestra e Soundscape Big Band.

São 17 vagas remuneradas distribuídas em diversos instrumentos, incluindo saxofones, trompetes, trombones, piano, contrabaixo, bateria e guitarra. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do projeto: www.experimentalbigband.art a até às 22h do dia 12 de janeiro de 2024. Estão aptos a concorrer às vagas os músicos que tenham domínio do instrumento, da leitura de partitura e cifras, e disponibilidade para ensaios semanais em Joinville durante oito meses, às terças-feiras, das 19h às 22h.

A prova de seleção será presencial, nos dias 27 e 28 de janeiro de 2024, no Teatro da ETT, anexo ao Campus Park UniSociesc, na rua Prefeito Helmuth Fallgatter, bairro Boa Vista. A prova consiste na execução de três peças musicais, sendo uma de livre escolha do candidato, uma leitura à primeira vista e uma peça de confronto, a ser disponibilizada no site no dia 12 de janeiro de 2024.

O resultado será divulgado no dia 31 de janeiro 2024, no site oficial e via e-mail informado pelo candidato na ficha de inscrição.

Leia também:
1. Restaurante de shawarma é inaugurado em shopping de Joinville
2. Morador de Joinville sobe Mirante do Boa Vista mais de 70 vezes em menos de 15h
3. Identificado jovem encontrado morto em praia de Penha
4. Joinville: veja previsão do tempo para quinta-feira
5. Homem de 50 anos é esfaqueado em São Francisco do Sul


Assista agora mesmo!

Baile com Os Monarcas e paixão por futebol: Sargento Junkes leva o padrinho para o Bar da Zenaide:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo