Projeto para criar prêmio de “Professor Destaque” tramita na Câmara de Joinville

Proposta do vereador Érico Vinicius visa valorização de projetos realizados por educadores

Projeto para criar prêmio de “Professor Destaque” tramita na Câmara de Joinville

Proposta do vereador Érico Vinicius visa valorização de projetos realizados por educadores

Bernardo Gonçalves

Com objetivo de incentivar e reconhecer os professores que mais se destacarem por trabalhos realizados no decorrer de cada ano, o projeto de resolução 5º/2023 propõe cria o Prêmio “Professor Destaque” em Joinville. A proposta é do vereador Érico Vinicius (Novo) e atualmente tramita na Câmara.

Segundo o parlamentar, a premiação visa conceder prêmios aos educadores pela contribuição dada para a melhoria na qualidade de educação na cidade, por meio de projetos pedagógicos bem-sucedidos, criativos e inovadores.

Segundo o parlamentar, a ideia do projeto surgiu a partir de algumas incomodações com a baixa qualidade de formação das pessoas que vivem no Brasil em relação a outros países e também pelo trabalho como presidente da escola do legislativo.

Com a escola, o vereador conta que realizou viagens para outras cidades e uma delas foi Rio Negrinho, onde o projeto já é realizado.

“O projeto pode ter duas finalidades. Uma é querer por questão política e homenagear o professor. Mas eu vejo ele com uma finalidade muito maior, analisando a qualidade educacional ruim do país, da possibilidade do poder legislativo de fazer algo efetivo para dar notoriedade a bons métodos que deem resultados”, explica.

“Pois muitas vezes a gente assiste de fora e daqui a pouco o Executivo não está conseguindo alcançar e dar a devida importância para um projeto que está acontecendo em escola x. E com esse projeto, eu dou a condição de dar continuidade a esse projeto e quem sabe dali, saia uma grande ideia para revolucionar a educação. As grandes ideias nasceram assim”, complementa.

Prêmios

A proposta de Érico segue os moldes do prêmio Jovem Autor, para alunos da rede pública e privada de Joinville, no qual é aberto um edital para inscrição de projetos.

Desta forma, as inscrições e entrega dos projetos deverão obedecer a critérios e datas estabelecidos no edital. Além disso, a proposta é que o processo de avaliação do concurso ocorra em etapas por meio de uma comissão julgadora.

Ao todo, seriam seis categorias em que professores, caso o projeto seja aprovado, poderão se inscrever:

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental I
  • Ensino Fundamental II
  • Ensino Médio
  • Educação Especial

De acordo com a proposta, os vencedores de cada categoria receberão medalhas em uma sessão de homenagem e ganharão os seguintes prêmios:

1º lugar: 1 notebook 14 polegadas
2º lugar: 1 tablet 8 polegadas
3º lugar: 1 Kindle

Érico informa que todos os prêmios são direcionados à educação e os valores para a compra de cada um deles sairia do orçamento da escola do legislativo. O investimento seria em torno de R$ 40 mil.

Atualmente o projeto protocolado pelo vereador será analisado nas comissões de finanças e educação. Porém, diz ter certo receio que a proposta não avance.

“Infelizmente, possa ter dificuldades por não aprovar projeto de um ou de outro (vereador). Mas o projeto não tem objetivo de conceder novas homenagens, mas de ter um cunho de divulgar novas metodologias que dão certo no ensino. A partir do momento que eu conseguir fazer com que meus colegas entendam isso, acho que não tem motivo para não passar”, finaliza.


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo