+

Raquel Thiago, historiadora de Joinville, morre aos 82 anos

Ela era membro da Academia Joinvilense de Letras

Raquel Thiago, historiadora de Joinville, morre aos 82 anos

Ela era membro da Academia Joinvilense de Letras

Redação O Município Joinville

Raquel S. Thiago, historiadora e professora de Joinville, morreu aos 82 anos neste sábado, 15. A causa da morte não foi informada. O velório aconteceu neste domingo, 16. O corpo será cremado.

Raquel ocupava a quinta cadeira na Academia Joinvilense de Letras, que tem como patrono Avelino Alves de Carvalho. Ela é autora de diversos livros sobre a história da cidade e da região, como Coronelismo Urbano em Joinville, Lar Abdon Batista, 100 anos de história e São Francisco do Sul – Memória e História – Anotações de Manoel Deodoro de Carvalho.

Ao longo de sua carreira, foi apresentadora, diretora do Arquivo Histórico de Joinville e diretora de Cultura da Fundação Cultural de Joinville.

Raquel também foi uma das fundadoras do laboratório de História Oral da Univille em 1982. “Ao longo de 40 anos de docência, Raquel atuou em numerosos projetos de ensino, pesquisa e extensão, muitos dos quais mobilizaram a metodologia da História Oral em seus fazeres. Por meio de seus esforços, o campo de conhecimento e a História Oral muito se fortaleceram na região nordeste de Santa Catarina, em particular, e no estado, como um todo”, diz a nota publicada pelo laboratório nas redes sociais.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo