Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Debate entre candidatos a governador de SC é marcado por baixarias e ataques

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Debate entre candidatos a governador de SC é marcado por baixarias e ataques

Raul Sartori

Baixaria
Dentre as dezenas de debates com candidatos aos governos estaduais promovidos na noite de anteontem por afiliadas da Globo em todo país, o de SC, feito pela NSC, foi um dos que mais chamou a atenção, pelo seu viés de baixaria, se bem que baseada em fatos reais. Foi a menção das cenas de sexo filmadas em gabinete da prefeitura de Florianópolis tendo como protagonista o então prefeito, Gean Loureiro. Devido ao horário, não havia crianças assistindo, supõe-se. No debate também sobrou para o candidato Ralf Zimmer (Pros), acusado de espancar a própria mulher.

Confiança
O empresário catarinense é, sobretudo, um otimista. A confiança dele no futuro da economia, em setembro, atingiu o maior patamar do ano: 61 pontos, numa escola de 0 a 100. No resto do país a expectativa não é bem assim. Ontem saiu o Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas: recuou 0,8 ponto neste mês.

País dividido
Quem vencer a eleição neste domingo terá que fazer milagres para promover a paz e a reconciliação entre os brasileiros. As diferenças políticas espantam. Pesquisas de ontem revelaram que 55% dos eleitores rejeitam Bolsonaro e 44% reprovam Lula. Isso a três dias das eleições!

Relaxar
No estresse que está sendo nestes dias nervosos que antecedem as eleições, duas notícias de ontem, do universo da medicina, para aliviar as tensões: beber duas cervejas por dia pode diminuir o risco de demência, e tomar duas xícaras de café por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Conquista pessoal
O ego do empresário brusquense Luciano Hang inflou um pouco. O site de Veja publica que o fundador da Havan é um dos 15 bilionários “self-made” do Brasil que fazem parte da lista da Forbes, ou seja, fizeram sua fortuna com o fruto de seu trabalho, sem herdar heranças ou empresas. Aos 59 anos, o “velho da Havan” tem um patrimônio de R$ 24,5 bilhões e é o sexto na lista dos brasileiros mais ricos.

Complexo
O banqueiro André Esteves não gostou de ter ficado fora da lista da Forbes. Com um currículo obscuro, o fundador do BTG Pactual não se deu por rogado na sua imensurável vaidade: pediu à publicação que cita-se seu nome na tal relação dos bilionários “self-made”, por ter algo em torno de R$ 29,5 bilhões. Conseguiu.

Vocabulário
Na reta final das eleições difícil se deparar com debate em TV, rádio ou outros meios em que três expressões são invariavelmente pronunciadas: mentiroso, nazista e fascista. Todas ditas sem qualquer decoro.

Lei seca
Poucos Estados – SC não – aderiram à Lei Seca, que proíbe a comercialização e consumo de bebidas alcóolicas no dia da votação. Essa decisão fica a cargo do Tribunal Regional Eleitoral e da Secretaria de Segurança Pública de cada Estado. Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins já publicaram portarias determinando a restrição.

Pena alternativa
A Central de Penas e Medidas Alternativas da comarca de Joinville aplicou, como medida educativa para pessoas envolvidas em delitos de trânsito, a obrigação de assistir a um vídeo com orientações e dicas sobre como dirigir um automóvel com segurança.

Memória
A reitoria da UFSC realiza segunda-feira, às 10h, um culto ecumênico em memória aos cinco anos da morte do professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, seu reitor à época. O celebrante será o padre Vilson Groh, da arquidiocese de Florianópolis, no templo ecumênico da universidade.

Mundo pet
Surpreende quem ouve, vê ou assiste a propaganda eleitoral em SC a profusão de candidatos, principalmente a deputado estadual, de diferentes partidos, cuja plataforma de compromisso principal, se eleitos, é a defesa dos animais. No combate às drogas, só uns.

Sócio-torcedor
O Criciúma tem, hoje, a torcida mais fiel dentre todos os clubes de futebol de SC. A demonstração disso está no fato de ter oficializado semana passada a inscrição de seu sócio-torcedor de número 16.000. Com mais 3.225 atingirá a capacidade máxima do seu estádio, o Heriberto Hulse.

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo