É urgente a desburocratização do sistema de agendamento de cirurgias pelo SUS em SC
Desburocratização
Médico que é, o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) defende urgência na desburocratização e modernização do sistema que define e organiza a realização de cirurgias eletivas em SC. Numa varredura, em execução, na lista de espera, se constatou, até agora, que 14 mil dos 26,4 mil pacientes não foram mais encontrados. Apenas 1,9 mil já fizeram o procedimento e 1,5 mil já não têm mais interesse em realizar a cirurgia.
Modelo
A mídia brasileira destaca, desde domingo, o vestido preto com gola em alfaiataria inglesa, complementado por um chapéu Pillbox, um colar de pérolas e sapatos Lilian Soares, que compuseram o traje de luto da primeira dama brasileira Michelle Bolsonaro no funeral da rainha Elisabeth. Houve presença de SC nisso tudo: a estilista catarinense Luhana Pawlick, que tem atelier em São José, foi a responsável pelo visual, inspirado em princesas como Kate Middleton, da Inglaterra, e Letizia, da Espanha. “A primeira-dama está elegante”, afirmou Mônica Waldvogel na Globo News, domingo à noite, em raríssimo encômio à mulher do presidente.
Segurança de Lula
O grande comício do PT em Florianópolis, domingo, esteve sob ameaça, diz o “Estadão”. O motivo de preocupação era a segurança, pelo fato de SC ser um bastião bolsonarista. Até sábado, havia no PT quem achasse melhor desistir. Exagero, não?
Sem novidades
No seu comício em Florianópolis Lula prometeu a criação de um Ministério da Mulher e um Ministério da Igualdade Racial, que já tinha anunciado em concentrações anteriores. A novidade, aqui, é a proposta de recriação dos Ministérios da Pesca e da Cultura.
Gol contra
O senador Dário Berger protagonizou uma cena de inabilidade político-esportiva primária no comício de Lula, domingo em Florianópolis, ao presentar o ex-presidente com uma camisa do Avaí, deixando aborrecidos os torcedores do Figueirense presentes na concentração. Seria perdoável se o senador não fosse torcedor do alvinegro e não fizesse diferença entre os dois clubes.
Humilhante
Outra humilhação para o Figueirense foi cometida pela direção do time do Vitória, no jogo de domingo, no estádio Barradão, em Salvador, pela Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. O espaço, de uns 80 metros quadrados, destinado aos cerca de 50 torcedores, foi no canto mais distante e alto da arquibancada, o lugar mais difícil para ver o que acontecia no campo. Foi desrespeitoso.
Mata Atlântica
Começou ontem a Operação Mata Atlântica em Pé, em SC e em outros 16 estados onde há o bioma. Aqui devem ser vistoriados 448 alertas de desflorestamento, correspondentes a aproximadamente 1373 hectares, equivalente a cerca de 1.600 campos de futebol. As ações de fiscalização seguem até dia 30, quando serão contabilizadas as áreas vistoriadas e as infrações identificadas.
Luto
Além de Paulo Toniolo, outra morte causou impacto no meio econômico catarinense no domingo. Foi do industrial Jair Phillippe, 90 anos. Natural de Águas Mornas, construiu sua vida empresarial em Bom Retiro (onde também foi prefeito), na Grande Florianópolis, Paraná e Paraguai. Na Fiesc foi diretor e conselheiro.
Voluntariado
Este é o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e o Centro de Valorização da Vida (CVV) de SC está sofrendo muito com a falta de voluntários, a ponto de forçá-lo a uma campanha de engajamento com ajuda do Judiciário estadual. O CVV atende de forma voluntária, gratuita e anônima, pelo telefone 188, chat e e-mail, 24 horas por dia. Mais informações em www.cvv.org.br
Museu a salvo
A Justiça Federal determinou à Associação Antônio Vieira – responsável pelo Colégio Catarinense – e a outros órgãos públicos, uma série de medidas para conservação do Museu do Homem do Sambaqui, situado nas dependências do estabelecimento escolar, em Florianópolis. conforme relatório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) há riscos de danos, falta de inventário e identificação de alguns materiais. Seu idealizador, o memorável padre João Alfredo Rohr, de estar se debatendo no túmulo com o que estão fazendo com seu extraordinário legado.
Mapa da fome
De envergonhar o que diz o Mapa da Fome no Brasil: 33 milhões de brasileiros sofrem com algum nível de insegurança alimentar, leve, moderada e grave. O percentual de famílias em situação de insegurança alimentar grave em SC é de 4,6% sobre o total.