Ozonioterapia passa a ser permitida no Brasil, tratamento causou polêmica durante a pandemia de Covid-19
Ozonioterapia
Em plena pandemia, o prefeito de Itajai, Volnei Morastori, foi ridicularizado na mídia nacional e até internacional por recomendar a ozonioterapia no tratamento da covid. Chegou a ser ameaçado de responder por isso nos tribunais superiores. Ontem, o presidente Lula sancionou lei federal que permite tal técnica, que consiste na introdução do ozônio no corpo por diferentes meios. O Conselho Federal de Medicina condenou, o de Farmácia aplaudiu.
Maconha 1
SC já tem uma entidade – a Santa Cannabis, uma associação e ONG de pesquisa e divulgação sobre os benefícios da medicina canabinoide, com sede em Florianópolis– autorizada pela justiça a plantar cannabis. Foi fundada em janeiro de 2019, após a luta de um neto para tratar a avó, de 82 anos, acamada e com dificuldades até para comer, portadora de Parkinson, com cannabis. Após o tratamento, voltou a cozinhar e tricotar, suas duas paixões. O neto, Pedro Sabaciauskis, decidiu fundar a ONG, começando pela capital catarinense. Logo depois abriu um acolhimento em São Paulo. Desde então já atendeu gratuitamente mais de 600 pessoas em todo o Brasil. Um de seus principais apoiadores é o ex-tenista Gustavo Kuerten.
Maconha 2
O Supremo Tribunal Federal já tem quatro votos favoráveis para considerar que não é crime portar maconha para uso próprio. Realmente um tema delicado e difícil e que não cabe ao STF deliberar, e sim ao Congresso Nacional. Uma corrente contrária está se manifestando com o convincente argumento de que trás de cada usuário de droga há um traficante e uma rede de distribuição. Absolutamente verdadeiro.
Desinformação
A área de comunicação do TJ-SC reincide quase diariamente em não informar bem: semana passada, ao divulgar julgamento da lei estadual 18.637/2023, que institui a “Semana Escolar Estadual de Combate à Violência Institucional Contra a Criança e ao Adolescente”, suspenso após um pedido de vista, diz que foi movida por “um partido político”. Porque não dizer qual? Sendo assim, por analogia, não poderia citar o nome do desembargador que pediu vista, não é? Tal comportamento não encontra parâmetro, na área de comunicação, em qualquer outra instância do Judiciário, ressalvadas exceções de praxe.
Aborto legal
Bolsonarista radical, a deputado estadual Ana Campagnolo (PL) não pensa na via judicial, ainda, para questionar a Cartilha de Atenção Humanizada publicada com o apoio dos Ministérios Público Federal e Estadual, Polícia Civil, Defensoria Pública e Secretaria de Estado da Saúde. Destaca várias falhas, entre elas de não citar o limite de idade gestacional para aborto, e sobre o impacto dele sobre a saúde da mulher que o pratica.
Direito da gestante
A senador Ivete da Silveira (MDB-SC) foi relatora de projeto na Comissão de Direitos Humanos do Senado que garante às gestantes o direito de se licenciar do trabalho em casos de emergência em saúde pública, como foi o caso da pandemia de covid-19. O projeto também cria o salário-gestante, de valor equivalente à remuneração integral da trabalhadora, ou à média dos últimos seis meses, em casos de remuneração variável, a ser pago enquanto durar a licença.
Uso comum
Ainda aguarda votação no Legislativo catarinense projeto de lei que proíbe as instituições de ensino de SC de instalarem banheiros de uso comum por pessoas de sexos diferentes. Projeto igual foi anunciado semana passada pela Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), para quem a “flexibilização dos banheiros pode favorecer atos criminosos cometidos por pessoas mal intencionadas, como pedófilos, aliciadores e estupradores”.
Solidário
O polêmico Juca Kfouri, o mais petista dos colunistas esportivos brasileiros, se pergunta, já que nem ele tem uma resposta definitiva: “Por que há tanta cobiça em torno do Ministério do Esporte, até hoje primo pobre na Esplanada, a ponto de nem bem decorridos sete meses da boa gestão de Ana Moser ter tanta gente interessado nele?”. Ele mesmo diz que não falta jogo sujo nisso, com golpes baixos, abaixo da cintura, bolas fora e caneladas.
Voluntariado
A Associação de Voluntários do Cepon inaugura hoje um espaço multiuso próprio no prédio do Centro de Pesquisas Oncológicas, em Florianópolis. Construído com recursos de doações, abrigará um bazar permanente, além de outros eventos e cursos, sempre com o objetivo de arrecadar recursos para ajudar os pacientes com câncer.
Assista agora mesmo!
Palacete Schlemm: a mansão de 1930 com detalhes criados por artista alemão: