+
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello ainda podem unir forças nas eleições de 2022

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello ainda podem unir forças nas eleições de 2022

Raul Sartori

Juntando forças
Alguns analistas políticos de SC apostam que até o prazo final para que os partidos realizem suas convenções e definam seus candidatos, que é 5 de agosto, os postulantes ao governo do Estado Jorginho Mello (PL) e Esperidião Amin (PP) estarão juntos, agregando forças mutuamente. E o candidato ao Senado seria o deputado estadual Kennedy Nunes, do PTB. A conferir. Assim, Bolsonaro teria que abrir mão de seu preferido, Jorge Seif Junior.

Ler e escrever
O Brasil tem 6,3 milhões de eleitores analfabetos, 35,9 milhões com ensino fundamental incompleto e 26 milhões com ensino médio incompleto, está divulgando o Tribunal Superior Eleitoral. Os eleitores que sabem apenas ler e escrever são 11,2 milhões e os que tem ensino superior completo são 17,1 milhões. Em SC os eleitores analfabetos representam 1,33% do total, ou 72.893.

Distância
Seja qual for o resultado eleitoral para presidente da República neste ano, a cantora Bebel Gilberto deverá passar anos sem se apresentar em SC, fez-se ouvir um empresário que lida na área de espetáculos no Estado, confessando ter sido “aconselhado” – e não só por bolsonaristas, a não ter tal “ousadia”. Assim evitaria que “acontecesse o pior”. Quem se dá a certas liberdades tem que responder por suas consequências, apesar das desculpas dadas.

Missão de Alckmin
A assessoria da campanha do PT à presidência da República confirma que Geraldo Alckmin, candidato a vice, fará uma agenda solo a partir da semana que vem e com missão específica, especialmente em SC, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins: reduzir a resistente rejeição da agroindústria e do agronegócio em relação ao ex-presidente e seu partido, que não raro os tem demonizado.

Horror, horror
Está difícil passar uma semana sem que SC marque presença no noticiário nacional e até internacional com fatos de violência extrema e bárbara, como a de segunda-feira, onde mãe e filho recém-nascido foram encontrados mortos, degolados, dentro de apartamento em Blumenau.

Rebaixamento
Findo o primeiro turno do campeonato da Série A do futebol brasileiro, surgem as listas de quem tem mais chances de título, de disputar a Libertadores e de ser rebaixado. Quanto à primeira previsão, o Palmeiras está com tudo. Na outra ponta estão Fortaleza, Juventude, Atlético-GO e Cuiabá e só depois desses quatro é que vem o Avai. Suas chances de rebaixamento são, no momento de 37,6%.

Sexualização
Acerca do projeto de lei que começou a tramitar na Câmara dos Deputados cujo texto proíbe a comercialização de produtos alimentícios em formato de órgãos sexuais humanos em estabelecimentos comerciais de acesso público, a Secretaria Nacional do Consumidor negou, segunda-feira, um recurso apresentado pela loja La Putaria, instalada na Zona Sul do Rio de Janeiro, contra uma decisão tomada em junho pelo órgão, que mandou restringir e esconder a venda (nesse e em outros estabelecimentos do tipo) de crepes e waffles com tal apresentação. A La Putaria segue obrigada a ocultar o próprio letreiro e a limitar as vendas para maiores de idade.

Desembargador
Os advogados Fabrício Mendes dos Santos e Cesar Luiz Pasold Junior e a advogada Rosemeri Farina formam a lista tríplice para concorrer ao cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, pelo quinto constitucional. Concorrem à vaga deixada por Lília Leonor Abreu, aposentada em fevereiro deste ano. A decisão final caberá agora a Bolsonaro, que deve escolher um dentre os três.

Contra o homem
Valdemar Ignaczuk – Rabuja, vereador em Lontras, que fica no Alto Vale do Itajaí, é autor de um projeto de lei no Legislativo local que institui o Dia Municipal de Combate à Violência Doméstica contra o Homem.

Publicidade
O poder Judiciário de SC lançou licitação para a contratação de serviços de publicidade por intermédio de agência de propaganda.

Doença congênita
Cabe à UFSC validar a autodeclaração de pessoa com deficiência de candidato ao vestibular, entendeu o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) ao negar pedido de tutela antecipada de um estudante com fissura labiopalatina requerendo reserva de vaga no curso de Engenharia Elétrica. Conforme a UFSC, a doença congênita apresentada pelo estudante não seria de “efetiva deficiência”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo