Saiba como estão obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana em Joinville
Prefeitura atualizou situação das obras nesta terça-feira
Prefeitura atualizou situação das obras nesta terça-feira
A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), informou nesta terça-feira, 21, que concluiu 80% das obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana. As obras contemplam 3,6 quilômetros das ruas Copacabana, Antônio Bernardo Tromm, Francisco Alves e Sorocaba, no bairro Floresta.
Em relação à parte de drenagem, a prefeitura diz que 90% das obras foram realizadas, com a instalação de nova rede que possui capacidade de maior vazão pluvial. A melhoria tem o objetivo de minimizar o impacto das chuvas e a ocorrência de eventuais enchentes.
“As obras do Eixo Copacabana são extremamente importantes para a cidade de Joinville, especialmente a parte de drenagem. É uma obra super especial, que demanda tempo maior porque temos grandes galerias implantadas”, destaca o secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, Jorge Sá.
Segundo a Unidade de Pavimentação da Seinfra, as obras de drenagem estão concluídas nas ruas Sorocaba, Francisco Alves, Bernardo Tromm e Copacabana. Já na rua Antônio Ramos Alvin, a rede de drenagem está em execução.
O engenheiro civil da Seinfra, Juliano de Sant’ Anna, explica que a parte de drenagem representa a etapa mais complexa da obra do Eixo Copacabana e antecede a pavimentação.
“Com o passar dos anos, as redes existentes foram ficando subdimensionadas. Estamos melhorando o sistema de drenagem, com tubulações maiores que oferecem maior capacidade de vazão da água. A tendência é não haver mais problemas de drenagem no eixo da Copacabana, que vai desde a rua Anita Garibaldi até o final da Copacabana”, afirma.
De acordo com o engenheiro, as obras de drenagem e pavimentação do Eixo Copacabana seguem de acordo com o cronograma estabelecido pela Seinfra.
“É uma obra complexa, com desafios diários. Uma obra de reforma, onde não temos muitas informações sobre a rede existente, implantada há décadas. Então, vamos abrindo, vendo o que existe por baixo e colocando tudo novo. É um trabalho detalhado, mas que vem acontecendo dentro do prazo que planejamos”, explica o engenheiro.
A Prefeitura de Joinville também relatou que após as obras de drenagem, as ruas receberam a primeira camada de capa asfáltica e que essa etapa está 100% concluída.
Após a conclusão da drenagem e pavimentação, realizadas pela Seinfra, o Departamento de Trânsito de Joinville é responsável por implantar a sinalização das ruas do Eixo Copacabana.
A Unidade de Sinalização do Detrans diz que até o momento concluiu a sinalização da rua Sorocaba e o trecho da rua Francisco Alves, entre a Sorocaba e a Princesa Mafalda. Além disso, informou que foi feita também a pintura da faixa de pedestre em frente à Escola Estadual Básica Professor Rudolfo Meyer.
As obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana são realizadas pela Infrasul, empresa vencedora da licitação. O investimento do pode executivo municipal é de R$ 10,4 milhões.
O órgão ainda conta que todos os meses a Seinfra realiza uma reunião com os moradores da região onde ocorrem as obras, para atualizar a comunidade sobre o andamento dos trabalhos e esclarecer possíveis dúvidas.
Leia também:
1. Joinville terá reajuste de 5,19% no IPTU 2024; saiba quando carnê será distribuído
2. Saiba o que deve ser construído em terreno onde ficava antigo motel em Joinville
3. Ex-noiva acusa Zé Trovão de agressão e Justiça concede medidas protetivas; deputado nega
4. Defesa Civil emite alerta sobre temporais e risco alto de ocorrências entre quarta e quinta-feira no Norte de SC
5. Polícia Civil planeja criação de seis delegacias especializadas em Joinville
Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família: